ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Apesar de doação, Filipe ainda aguarda importação de medicamento

Marta Ferreira | 19/10/2011 18:05

Hoje, Anvisa deu o aval a compra de medicamento para tratar doença rara

Filipe, de 3 anos, aguarda medicação importada para novo tratamento. (Foto: álbum de família)
Filipe, de 3 anos, aguarda medicação importada para novo tratamento. (Foto: álbum de família)

A família do menino Filipe Wolff, de 3 anos, recebeu hoje o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a importação do medicamento clorafabine, para o tratamento de uma doença rara descoberta quando o garoto não havia completado o segundo ano de vida. A família recebeu uma doação para comprar o remédio, na semana passada, mas o processo burocrático ainda não terminou para a compra ser efetivada.

Filipe tem histiocitiose de células Langer Hans, doença que afeta vários órgãos, de forma semelhante a um câncer. Filipe ainda vai esperar no mínino 10 dias para iniciar o tratamento.

O tratamento tradicional da doença é oncológico, por meio da quimioterapia, que não tem surtido efeito em Filipe. Os pais do garoto descobriram que, nos Estados Unidos, o medicamento originalmente desenvolvido para tratar leucemia, está sendo usado para a histiocitiose, com relatos de cura, e chegaram a tentar na Justiça conseguir o fornecimento pelo Estado, o que foi negado. Cada dose do medicamento custa R$ 5 mil e o tratamento prevê 30 doses, com um custo de R$ 150 mil.

Diante da negativa da Justiça, a família do menino iniciou uma campanha e a primeira doação conseguida já assegurou as 10 primeiras doses. O montante para a compra foi doado pelo pecuarista Antônio Moraes, o mesmo que fez uma colaboração milionária para a construção de um novo hospital para tratamento do câncer em Campo Grande.

A família chegou a enfrentar problemas com o tramite burocrático da importação, por se tratar de um medicamento não comercializado no País, mas hoje recebeu da Anvisa a informação de que, com receita médica especificamente para Filipe, a compra no exterior pode ser feita normalmente.

De acordo com as informações da Anvisa, medicamentos vindos de outros países e que não tem autorização para o comércio no Brasil não podem entrar quando são para a venda. Para o caso de tratamento de um paciente que tem receita médica, o procedimento é autorizado, desde que a prescrição seja apresentada, com todos os dados da pessoa que vai receber.

O pai de Filipe, Guilherme Wolff, disse que, a partir do desembaraço da parte burocrática, agora serão necessários de 7 a 10 dias úteis para a chegada do medicamento.

Doações-A família chegou a cogitar, com o apoio do pecuarista Antonio Moraes, uma viagem aos Estados Unidos para que Filipe pudesse fazer o tratamento, mas agora, com o aval para a importação, está mais tranqüila.

Continua a campanha de doações para assegurar as próximas 20 doses. Podem ser feitos depósitos na conta do pai do menino no Banco do Brasil. A agência é a 0048-5 e a conta é a 64375-0.

Nos siga no Google Notícias