ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após faxina, seu Juarez diz que não troca o velho pelo novo

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 03/11/2012 11:50
Turrão, idoso foi buscar roupas velhas que já estavam na lixeira. (Foto: Simão Nogueira)
Turrão, idoso foi buscar roupas velhas que já estavam na lixeira. (Foto: Simão Nogueira)

Menos de 24 horas depois de ter a “casa” de quatro cantos limpa, ganhar alimentos e roupas, Juarez Nunes, de 63 anos, foi encontrado pela reportagem do Campo Grande News fazendo uma faxina ao contrário. Ou seja, trazendo de volta os velhos e inutilizados pertences que foram levados porta a fora durante uma ação de voluntários da ONG Abrigo dos Bichos.

Ao lado de cachorros, ele vive em um cômodo formado por quatro paredes de madeira na rua João Rodrigues da Silva, no bairro Pioneiros, em Campo Grande. A penúria e a miséria, mostrada em reportagem, levaram à ação solidária. Entretanto, o inesperado saudosismo do idoso mostra que a atual organização do barraco não vai durar muito tempo.

“A gente não pode desprezar o velho pelo novo. O velho fica e o novo vai”, disse, sem esconder um certo mal humor na manhã deste sábado. E, ainda entre resmungos, completou: “Só falta jogar eu no lixo”.

Com uma cômoda nova repleta de roupas limpas, passadas e dobradas, Juarez trajava short e camiseta suja. Somente o chinelo era novo. As roupas velhas, sujas e sem a menor condição de uso ele foi buscar na lixeira.

À espera da coleta, o material estava em frente à casa de Lucinete Américo de Freitas, de 55 anos, vizinha que há dois anos cuida do idoso. Parte do material retirado foi queimada. Conforme Lucinete, os voluntários atearam fogo para evitar que os trastes voltassem para o barraco.

Para quem viu o antes e depois, a mudança foi do piso ao teto. As telhas furadas foram recobertas com lona, o chão de terra batida ganhou um tapete. O barraco agora tem cama nova, colchão, travesseiro, cômoda, produtos de limpeza, refrigerante, frutas, copos, talheres.

Dos animais, dois foram levados para tratamento em uma clínica veterinária. Os outros dois cachorros permanecem na casa. Os cães ganharam ração e casinha. Mas, Lucinete antecipa que os bichos devem mesmo é continuar dormindo na cama do turrão seu Juarez.

Nos siga no Google Notícias