ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após greve histórica, novo presidente da ACP busca acordo por reajuste de 13%

Antonio Marques | 15/12/2015 16:28
Depois de 14 anos na direção da Escola Joaquim Murtinho, Lucilio Souza Nobre assume hoje a presidência da ACP, junto com a professora Zélia dos Santos Aguiar (Foto: Divulgação/Assessoria)
Depois de 14 anos na direção da Escola Joaquim Murtinho, Lucilio Souza Nobre assume hoje a presidência da ACP, junto com a professora Zélia dos Santos Aguiar (Foto: Divulgação/Assessoria)

Depois de 14 anos na direção da Escola Estadual Joaquim Murtinho, o professor Lucílio Souza Nobre, assume hoje a presidência da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação). O maior desafio da nova diretoria continua sendo a integralização do piso salarial, receber os 13,01% de 2015, mais o índice de reajuste anual a ser implantando a partir de 1° de janeiro.

Ao seu lado, na vice-presidência estará a professora Zélia dos Santos Aguiar, que virou símbolo da última greve da categoria, a mais longa da história da Capital, depois que foi agredida na Câmara Municipal por um guarda municipal à paisana durante uma das sessões em que professores protestaram para o cumprimento da lei municipal 5.411/2014, que determina o pagamento do piso salarial para cagar horária de 20 horas semanais.

Lucílio Nobre, que foi diretor-adjunto do Joaquim Murtinho por sete anos e ficou mais sete na direção da escola estadual mais prestigiada da Capital, foi eleito presidente da ACP no último dia 27, com 70% de aprovação nas urnas, com três mil votos. Ele substitui Geraldo Alves Gonçalves, que deixa o cargo após dez anos (três mandatos de 3 anos e mais um tampão).

Lucílio é o 24º presidente da ACP, que é o maior sindicato de base de Campo Grande, que com cerca de 5 mil filiados, entre profissionais da educação pública estadual e municipal, da ativa e aposentados.

Para o novo presidente, que deixa a direção do Joaquim Murtinho no dia 31 de dezembro, o grande desafio é buscar manter o diálogo com o prefeito Alcides Bernal (PP) para negociar uma forma de pagamento dos 13,01%, que motivou uma greve neste ano de mais de 70 dias. “Vamos continuar buscando a negociação por meio do diálogo com o prefeito. Temos que encontrar uma forma de a prefeitura cumprir com a lei 5.411”, destacou Lucílio.

Segundo ele, no último dia 10, já houve uma primeira reunião com o prefeito e os secretários municipais de Planejamento, Finanças, Controle, Disney Fernandes, e de Administração, Ricardo Ballock, para a composição de uma comissão composta com mais quatro pessoas da APC. “Está aberta a negociação. Vamos cobrar nova reunião para definir um calendário de pagamento dos atrasados ainda neste ano”, afirmou o novo presidente do sindicato dos professores.

Lucílio descarta a possibilidade de iniciar o ano letivo de 2016 com greve dos professores, “até porque não existe indicativo da categoria neste sentido”, esclarece. Para ele, o objetivo maior é fazer um acordo para a integralização do piso salarial, que é o cumprimento da lei 5.411.

Além da Comissão de Negociação, a ACP também compõe a comissão que está elaborando o edital do concurso para professores que acontecerá no próximo mês de janeiro. O decreto de autorização do certame já foi publicado pela prefeitura, que pretende iniciar o ano letivo em 15 de fevereiro já com novo quadro efetivo na Reme (Rede Municipal de Ensino).

Atualmente a Reme tem um quadro de professores contratados de aproximadamente 2.500 profissionais. Ao realizar o concurso, o prefeito Alcides Bernal está atendendo uma reivindicação antiga da ACP, que luta pela realização de concurso para possibilitar melhor valorização dos profissionais e a qualidade no ensino público.

Mesmo sem saber o quantitativo de professores que serão efetivados neste concurso, que será anunciado pela comissão que elabora o edital, Lucílio considera o fato uma conquista da categoria.

Nos siga no Google Notícias