ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após mortes, donos de curtume iniciam processo para reverter interdição

Luana Rodrigues | 02/09/2015 12:53
Curtume foi interditado no domingo(30), após morte de dois funcionários. (Foto: Fernando Antunes)
Curtume foi interditado no domingo(30), após morte de dois funcionários. (Foto: Fernando Antunes)

Os proprietários do curtume Qually Peles já entraram com um processo para adquirir a certificação do Corpo de Bombeiros. Interditado desde o último domingo(30), depois que dois funcionários morreram enquanto limpavam um tanque de tratamento de água, o curtume está impedido de exercer qualquer atividade, porque não seguia a regulamentação do Código de Prevenção Contra Incêndio e Pânico dos Bombeiros.

De acordo com o Coronel do Corpo de Bombeiros Jairo Shotiro Kamimura, o processo foi iniciado pelos proprietários ontem(01), e será avaliado depois que todos os documentos forem entregues. Além disso, uma nova vistoria deve ser realizada no local para verificar se foi readequado. "Queremos ressaltar que a interdição no local não ocorreu por causa do acidente e sim porque eles não haviam dado entrado no procedimento no Corpo de Bombeiros", explicou o Coronel, em entrevista coletiva na manhã de hoje(02).

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) também fez uma inspeção no curtume na tarde desta segunda-feira(31), conforme a auditora fiscal, Rosita Pereira Dantas, foram identificadas diversas irregularidades na empresa como falta de autorização, treinamento e equipamentos de segurança para que os funcionários realizassem o procedimento que resultou no acidente. "Foi uma sucessão de problemas e falhas que culminou na fatalidade que poderia ser ainda maior, já que todos os trabalhadores estavam expostos ao risco", pontuou.

Segundo a auditora, o curtume está impedido de exercer qualquer atividade nos espaços confinados e depósitos onde são armazenados produtos químicos. O manuseio destes produtos também está proibido pelo MTE até que a empresa se adeque a lei. "Lavramos autos de interdição e agora estamos finalizando o relatório da inspeção que será encaminhado a superintendência".

De acordo com o MTE, outras inspeções na empresa estão previstas para este mês, no entanto, só pelas irregularidades encontradas até agora, a multa aplicada ao proprietário do curtume pode ser de R$ 8 mil.

Nos siga no Google Notícias