ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após ordem judicial, hospitais continuam com pacientes no corredor

Lidiane Kober | 03/11/2014 17:30
Hospital Regional atendeu hoje público 35% acima da capacidade (Foto: Marcelo Calazans)
Hospital Regional atendeu hoje público 35% acima da capacidade (Foto: Marcelo Calazans)

Três dias após decisão da Justiça determinar o fim das internações em corredores de hospitais e nas unidades de saúde 24 horas de Campo Grande, o caos e a superlotação seguem nos dois maiores hospitais da Capital. Na Santa Casa, o pronto-socorro está operando, nesta segunda-feira (3), 59% acima da capacidade e, no Hospital Regional, o atendimento superou em 35% as condições legais.

Na sexta-feira (31), o juiz de direito auxiliar Marcelo Ivo de Oliveira, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, assinou liminar que deu ao Estado e à prefeitura 10 dias para resolver a falta de leitos hospitalares na cidade. A multa diária, em caso de descumprimento, será de R$ 5 mil.

O problema, conforme consta na ação civil pública, movida pelo MPE (Ministério Público Estadual), é resultado do déficit de 816 leitos. Por isso, o órgão pediu a criação de 300 vagas no prazo máximo de três meses, além de mais 516 em um ano.

O caos não é de hoje e se agrava a cada dia. Nesta segunda-feira, por exemplo, 33 pacientes aguardam vaga no centro cirúrgico da pré-ortopedia da Santa Casa. Com 46 leitos ativos, no pronto-socorro, 77 pessoas estão em atendimento de urgência e emergência, 59,74% acima da capacidade técnica permitida.

Na área de decisão clínica, onde são encaminhados os pacientes menos críticos, mas que necessitam de cuidados e avaliação médico-hospitalar, o atendimento é realizado em 166,67% acima do limite. A unidade tem capacidade para nove leitos, mas, na manhã de hoje, 24 pacientes estavam sob avaliação médica.

Da última quinta-feira (30) até domingo (2), foram internadas 313 pessoas na Santa Casa. No mesmo período, o ambulatório atendeu 442 pessoas, o Centro Cirúrgico realizou 256 cirurgias, destas 148 de urgência e emergência e 117 eletivas. Além disso, o hospital realizou 23 partos cesarianas e normais.

No Hospital Regional, o problema da superlotação também vem se arrastando. Na manhã de hoje, conforme o diretor-presidente, Rodrigo Aquino, a equipe atendeu 35% acima de sua capacidade. Na quinta-feira passada (30), o pronto-socorro, que tem capacidade para 77 pacientes, estava com 119 pessoas.

Titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Jamal Salem frisou que “o problema de falta de leitos não é de hoje” e insinuou que a bomba explodiu na atual gestão. “A falta de leitos hospitalares se arrasta há mais de 10 anos e não foram tomadas decisões”, comentou.

Como exemplo, ele citou a falta de medidas para retomar as obras paradas do Hospital do Trauma. “Por uma questão burocrática e não financeira, tudo está parado. Acho que a Justiça poderia acionar o Ministério da Saúde para resolver esse impasse, seriam 135 leitos a mais”, disse.

Sobre o que a prefeitura fará para cumprir a determinação do juiz Marcelo Ivo, Jamal informou que o caso está na procuradoria jurídica do município. “Assim que sair o parecer deles, vou me manifestar sobre o caso”, afirmou o secretário.

Nos siga no Google Notícias