ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Artistas pedem que funcionários deixem prédio da Fundac para apoiar movimento

Flávia Lima e Kleber Clajus | 03/03/2015 09:24
Profissionais da Cultura garantem que permanecerão no prédio até esta quarta-feira (4). (foto:Marcelo Calazans)
Profissionais da Cultura garantem que permanecerão no prédio até esta quarta-feira (4). (foto:Marcelo Calazans)
Faixas foram espalhadas do lado de fora da fundação como forma de protesto. (Foto:Marcelo Calazans)
Faixas foram espalhadas do lado de fora da fundação como forma de protesto. (Foto:Marcelo Calazans)

Os artistas e trabalhadores do setor de Cultura que ocuparam na manhã desta terça-feira (3), o prédio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), no Jardim dos Estados, estão pedindo aos funcionários da Fundação que deixem o prédio para apoiar a manifestação da categoria. O grupo exige o pagamento dos valores referentes a 2014 dos fundos municipais da área e o cumprimento da lei, que prevê investimento de 1% na cultura.

O grupo não acatou o pedido da presidente da fundação, Juliana Zorzo, de deixar o prédio para discutir a questão em audiência pública que será realizada amanhã à tarde na Câmara.
Duas viaturas da Guarda Municipal foram encaminhadas ao local para reforçar a segurança. Guardas tomaram a escadaria do prédio que dá acesso ao segundo andar, onde trabalha a maioria dos funcionários, para evitar que os artistas tenham acesso às salas.

Eles garantem que vão manter a ocupação do prédio até às 14 horas de amanhã. Em seguida eles irão à Câmara participar da audiência pública do setor. O grupo colocou faixas e cartazes em frente a fundação e grita palavras de ordem. Durante o dia, eles prometem realizar apresentações e manifestações culturais de atores, músicos, entre outros.

Os artistas pretendem entregar uma petição ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. O diretor Fernando Cruz, do Colegiado Setorial de Teatro ressaltou que além da atualização dos repasses, é preciso retomar as oficinas culturais nos bairros e reabrir o teatro do Paço Municipal, fechado para apresentações há 23 anos.

Nos siga no Google Notícias