ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Asfalto estufa e racha em obra recém inaugurada em Campo Grande

Paula Vitorino | 27/12/2011 18:07

Prefeitura apura se problemas no asfalto são de responsabilidade da Águas, que executa obras de esgoto

Asfalto cedeu e abriu buraco na rua Presidente Antônio Carlos.
Asfalto cedeu e abriu buraco na rua Presidente Antônio Carlos.
Remendo na avenida da Imbirussu-Serradinho. (Fotos: Simão Nogueira)
Remendo na avenida da Imbirussu-Serradinho. (Fotos: Simão Nogueira)

Apesar da avenida nova aberta pelo complexo Imbirussu-Serradinho, o medo dos moradores é que o asfalto no cruzamento com a rua Presidente Antônio Carlos, no bairro Santo Amaro, caia de vez a qualquer momento. A avenida foi inaugurada há cerca de um mês.

“Isso daí está afundando, qualquer hora alguém vai estar passando e vai cair tudo”, diz o morador Ricardo de Souza, de 23 anos.

No local, uma parte do asfalto afundou bem em cima da faixa de pedestre, na noite de Natal. Ao redor, o asfalto está cheio de buracos e estufado na parte da faixa da avenida.

O trecho do asfalto tem várias marcações, indicando que já foi remendado algumas vezes na tentativa de solucionar o problema. O comerciante Floriano de Andrade, de 41 anos, diz que nos últimos meses foram cerca de 8 remendos.

“Os funcionários vem, abrem o buraco e depois arrumam de qualquer jeito”, diz.

Morador reclama do quebra-quebra em avenida e diz que conta é paga pelo contribuinte.
Morador reclama do quebra-quebra em avenida e diz que conta é paga pelo contribuinte.

Segundo os moradores, o conserto é realizado pela Águas Guarirobas, com o objetivo de resolver os constantes problemas de vazamento na rua. Mas a reportagem do Campo Grande News encontrou dois bueiros vazando, sendo um Rua Américo Brasiliense e outro na Antônio Carlos.

“É saindo essa água o dia todo”, diz o empresário Benedito Benício dos Santos, de 62 anos. Ele ainda frisa que além de sofrer com os transtornos da via esburacada, os moradores pagam a conta das constantes obras.

“Já fizeram e refizeram isso daí várias vezes. Nunca consertam mesmo. E quem paga a conta? O dinheiro sai do nosso bolso, que pagamos impostos”, diz.

Segundo os moradores, o problema é causado por falhas na canalização, já que o bairro não tem rede de esgoto. O comerciante Luiz Gonzaga Magalhães, de 74 anos, afirma que é só chover para a canalização não aguentar e começarem os vazamentos.

Solução - O secretário de obras de Campo Grande, João Antonio de Marco, afirma que os problemas na região só serão resolvidos com a implantação da rede de esgoto no bairro.

Ele explica que o lençol freático da área é muito próximo ao nível da via e quando chove enche e chega até o canal por onde passam os dejetos das fossas das residências do bairro. A água transborda e causa os vazamentos no local.

Segundo ele, os vazamentos são de responsabilidade da Águas, que realiza os reparos na canalização do local. No entanto, ele garantiu que uma equipe da Prefeitura iria até o local para verificar se o local onde surgiram os buracos faz parte das obras no complexo ou da Águas.

“Se for de nossa responsabilidade, vamos acionar a empresa de engenharia, que terá de solucionar o problema. Agora se for falha do asfalto feito pela Águas vamos acionar a concessionária para que resolva o problema”, diz.

A Águas Guariroba informou por meio da assessoria que as obras no local são parte do programa Sanear Morena, que está implantando a rede de esgosto na região.

A concessionária afirma que as obras no trecho mostrado pela reportagem terminam amanhã. Com isso, a Águas afirma que os problemas de vazamentos e buracos no asfalto serão resolvidos.

Sobre o quebra-quebra, a Águas diz não ter conhecimento sobre outras obras no local e a reclamação dos moradores pode ser devido aos trabalhos da concessionário serem fracionados entre várias equipes.

Infiltração na avenida nova.
Infiltração na avenida nova.
Vazamento no bueiro da  Rua Américo Brasiliense
Vazamento no bueiro da Rua Américo Brasiliense
Nos siga no Google Notícias