ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Através de esquete teatral, TJ quer alertar sobre violência contra a mulher

Flávia Lima | 04/08/2015 10:14
Campanha busca aproximar TJ da população. (Foto:Divulgação)
Campanha busca aproximar TJ da população. (Foto:Divulgação)

A violência doméstica contra a mulher será abordada em uma peça de teatro, encenada na tarde desta terça-feira (4), no calçadão da rua Barão do Rio Branco, na Capital. A iniciativa de levar o tema para a rua através de uma apresentação artística é do Tribunal de Justiça do Estado.

A apresentação acontece a partir das 16 horas e o tema foi escolhido por ser uma questão recorrente na sociedade. A esquete cênica terá duração de 20 minutos, e tem a proposta de sensibilizar a população quanto a importância do diálogo em família, evitando as agressões físicas.

A iniciativa Tribunal de Justiça ocorre por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que realiza até sexta-feira (7), a segunda edição da campanha nacional "Justiça pela Paz em Casa". A mobilização, idealizada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, ocorre em todas as comarcas do Estado, com o intuito de agilizar a resolução de processos criminais em que mulheres sejam vítimas ou parte interessada, além de fomentar na sociedade uma mudança na cultura de violência no lar.

O objetivo da apresentação de teatro na rua é despertar na população a cultura da paz em casa, usando uma linguagem simples por meio da arte. Durante a esquete serão distribuídos cartões com os telefones para denúncia, além da cartilha da campanha, com informações sobre a Lei Maria da Penha, e quais são os tipos de violência doméstica e familiar praticadas contra a mulher e os tipos de medidas protetivas existentes.

Processos – Até o momento foram designadas em todo o Estado, 322 audiências preliminares, de instrução e julgamento e Tribunal do Júri. O número pode aumentar, pois a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar ainda está recebendo e compilando as informações sobre as atividades da campanha, encaminhadas pelos magistrados das varas especializadas ou com competência privativa em violência contra mulher.

Além disso, outras ações que objetivam a conscientização e prevenção da violência contra a mulher, como palestras, serão realizadas. A primeira edição da campanha nacional foi realizado em março deste ano, mês em que se comemora o Dia da Mulher.

Os trabalhos desta mobilização ficaram sob responsabilidade do desembargador Paschoal Carmello Leandro, vice-presidente do TJMS e do desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, Coordenador Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul.

Medidas Protetivas – De janeiro a julho deste ano, as três varas de violência doméstica e familiar contra a mulher da Capital receberam uma média mensal de 361 pedidos de Medidas Protetivas. A média de distribuição dos outros tipos de caso envolvendo violência familiar é de 599 ao mês.

Hoje existem 1.051 Medidas Protetivas em andamento em Campo Grande. Outros 8.223 processos de violência contra mulher estão em andamento.

Em todo o Estado existem 15.719 processos tramitando e 3.876 Medidas Protetivas estão em vigor nas varas. O Judiciário estadual foi o primeiro a implantar uma vara especializada em Medidas Protetivas. O atendimento é feito dentro da Casa da Mulher Brasileira, também a primeira a ser instalada no Brasil

Nos siga no Google Notícias