ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Big Brother em parque também vai inibir baderna na Afonso Pena

Aline dos Santos | 30/10/2014 11:45
"Coração" do projeto, câmera foi colocada em torre de 42 metros. (Foto: Marcelo Calazans)
"Coração" do projeto, câmera foi colocada em torre de 42 metros. (Foto: Marcelo Calazans)

A baderna nos altos da avenida Afonso Pena, perto da Cidade do Natal, será um dos alvos do videomonitoramento do Parque das Nações, em Campo Grande. Nesta quinta-feira, foi instalado o “coração” do sistema de câmeras.

No topo de uma torre de 42 metros, colocada próximo à PMA (Polícia Militar Ambiental), o equipamento vai monitorar todo o parque. O sistema, que deve entrar em funcionamento no próximo mês, tem 16 câmeras, sendo oito de longo alcance, e uma central de controle.

“Aqui dentro não tem problema. O calcanhar de Aquiles são os altos da Afonso Pena”, afirma o comandante da base comunitária de segurança do parque, tenente Francisco Rogeliano. A base da PM (Polícia Militar) vai sediar a central de controle do videomonitoramento.

Já tradicional ponto de algazarra, a avenida receberá duas câmeras que permitirão identificar autores de crimes de trânsito e de pertubação do sossego, por exemplo. Conforme o tenente, a partir das imagens serão acionados os policiais que farão o flagrante. As gravações vão funcionar como prova.

De acordo com o gerente de unidade de conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma, a média diária de visitantes do parque chega a 2 mil durante a semana. Ainda não há estatística do fluxo de pessoas durante o fim de semana, mas a expectativa é que o movimento triplique com o Aquário do Pantanal, previsto para ser inaugurado em dezembro.

Além das câmeras, o próximo passo será reforçar o efetivo na base da PM, com mais veículos e bicicletas. A unidade policial do parque é responsável por atender da rua Ceará até o Jardim Noroeste.

Conforme Leonardo, as câmeras também deverão coibir a depredação, como ação de vândalos e quebra-quebra nos banheiro. O monitoramento ainda vai ajudar a localizar animais em eventual fuga do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre).

As câmeras são de fabricação sueca e o sistema de rádio, que envia as imagens, é de Israel. De acordo com o gerente de negócio da empresa Aironet, Eumiro Farias, a câmera colocada no topo da torre é o ponto concentrador. “Vai distribuir o sinal para os demais equipamentos”, afirma. O videomonitoramento tem custo de R$ 400 mil.

Segundo comandante da base no parque, altos de avenida são o calcanhar de Aquiles. (Foto: Marcelo Calazans)
Segundo comandante da base no parque, altos de avenida são o calcanhar de Aquiles. (Foto: Marcelo Calazans)
Conforme Leonardo, as câmeras também deverão coibir a depredação. (Foto: Marcelo Calazans)
Conforme Leonardo, as câmeras também deverão coibir a depredação. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias