ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Blitz orienta motorista a dar passagem a pedestre em sete pontos na Capital

Wendell Reis | 10/11/2011 12:06
Campanha foi lançada na manhã desta quinta-feira em frente ao Belmar Fidalgo(Foto: João Garrigó)
Campanha foi lançada na manhã desta quinta-feira em frente ao Belmar Fidalgo(Foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli (PMDB), acompanhado do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira e do diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade , deram o passo inicial na manhã desta quinta-feira (10) para a campanha “Pedestre, eu cuido!”.

A campanha foi elaborada pelo Detran e demais entidades que compõem o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito). O objetivo é criar o hábito no campo-grandense de dar preferência ao pedestre que pisar na via.

O governador André Puccinelli lembrou que é uma questão de consciência e que a campanha poderá educar as pessoas. “A maioria das pessoas vai atravessar e o motorista vem no embalo e freia. O pedestre fica assustado. É só pensar. E se você atropelar uma criança. E se fosse seu filho?”.

O prefeito de Campo Grande relatou que a medida é educativa e será adotada, primeiramente, em frente de escolas e locais onde ocorrem mais acidentes. Ele informou que o projeto é para evitar que se chegue ao extremo, que seria a multa. “Não pode ter esta competitividade agressiva entre os motoristas. Não pode acontecer mais. Tem que se fazer uma locomoção mais segura possível”.

O diretor do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, informou que a campanha deve iniciar em sete pontos, se estender para doze e depois se ampliar por Campo Grande. “Com o tempo vem a consciência e vem rápido”. Ele relata que a multa para quem não respeitar um pedestre é de R$ 191 e a infração é considerada grave, com desconto de sete pontos na carteira de motorista.

Santos Pereira ressalta ainda que o pedestre sempre tem preferência e em caso de atropelamento o motorista sempre é culpado, tendo em vista que tem responsabilidade pelos pedestres.

A faixa instalada em frente ao Belmar Fidalgo não tinha rampa para deficientes físicos. Informado pelos pedestres, o prefeito Nelson Trad Filho disse que iria providenciar. Além disso, esclareceu que é preciso começar e as correções vão acontecendo no dia a dia.

A representante comercial Maria da Graça, 63 anos, acredita que a faixa vai trazer tranquilidade para o pedestre e o motorista, além da conscientização. Ela lembra que enfim a faixa fará jus ao nome “faixa de segurança”. Já a auxiliar de limpeza Ana Beatriz Lima diz que não tem coragem de atravessar na faixa se um carro tiver vindo pela rua, pois teme ser atropelada. “Eu não vou fazer isso. Eles não respeitam nem o sinal de trânsito”.

A blitz ocorre na rua Dom Aquino e Barão do Rio Branco, em frente ao Belmar Fidalgo, na rua 15 de Novembro e 7 de Setembro, em frente ao Mercadão Municipal, na rua Anhanduí, próximo ao posto, rua Brasil, em frente a Pestalozzi, na Zahran, em frente ao Comper e das agências bancárias do HSBC e Caixa Econômica Federal, na avenida Gury Marques e na rua Cândido Mariano, em frente a escola Maria Constança.

Nos siga no Google Notícias