ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Blitze multam 79 pessoas e flagram 22 motoristas sem carteira

Eduardo Penedo, Adriano Pereira e Aline Santos | 18/09/2014 20:15
Blitze da PRF, PM e Agetran teve foco nos condutores sem habilitação e acabou detendo 17 sem CNH. (Foto: Marcelo Calazans)
Blitze da PRF, PM e Agetran teve foco nos condutores sem habilitação e acabou detendo 17 sem CNH. (Foto: Marcelo Calazans)

As duas blitze que abriram a Semana do Trânsito, que acontece de hoje a 25 de setembro, notificaram 79 pessoas, sendo 22 delas não habilitadas. As ações aconteceram no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Os policiais do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizaram blitz na Avenida Marquês de Pombal e notificaram 58 pessoas, sendo 19 com o CLA( Certificado de Registro e Licenciamento anual) e o mesmo número de veículos removidos para o Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e duas CNH foram apreendidas. Além de 17 condutores que não eram habilitados.

Já a equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que atuou na BR-163, próximo ao residencial Damha, no anel viário, fiscalizou 65 veículos e 72 pessoas. Na ação foram lavrados 21 autos de infração, sendo cinco deles pelo fato do condutor não possuir habilitação.

Além disso, foram recolhidas cinco motocicletas por diversas infrações, como licenciamento vencido, falta de equipamento obrigatório de segurança, ou equipamento em mau estado de conservação e pelo condutor não possuir CNH.

“O motociclista é um ponto sensível. E o foco é a redução de acidentes”, afirma a chefe do núcleo de comunicação social da PRF, Vanessa Freire. A fiscalização começou às 7h e o local foi escolhido por ser próximo ao perímetro urbano, ponto de grande fluxo. Durante a Semana do Trânsito, a PRF também vai atuar dentro do perímetro urbano, em apoio à PM e Agetran.

Segundo o policial Régis Carvalho, a corporação vai ceder efetivo, radares e bafômetros, mas sem lavrar auto de infração, o que é atribuição das autoridades responsáveis pela circunscrição. “Vamos atuar junto com a fiscalização dentro de Campo Grande”, afirma Carvalho. Dentro e fora da cidade, a preocupação é com o excesso de velocidade. “No nosso Estado tem pouca rodovia duplicada e a invasão da pista contrária é causa frequente de morte. É nossa preocupação”, disse o agente.

Grupo de risco – Na Avenida Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, a fiscalização teve enfoque nas motos. “Os motociclistas têm sido 60% das vítimas fatais. É o grupo de risco, principalmente sem habilitação”, afirma o comandante da BPTran, tenente-coronel Jonildo Theodoro.

Até a próxima quinta-feira, serão realizadas blitz educativa e repressiva. Nesta quinta-feira, a blitz educativa acontece na Fernando Côrrea da Costa. Em 2013, foram 50 mortes de condutores de moto entre os meses de janeiro e setembro. Neste ano, até agora, são 41 óbitos, perfazendo redução de 18%.

Nos siga no Google Notícias