ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campanha a favor de pedestres inicia 4° etapa em parceria com Saúde

Luciana Brazil | 02/10/2012 13:55
Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)
Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)

A 4° etapa da Campanha “Pedestre, Eu cuido!”, lançada na manhã de hoje pelo Detran (Departamento Estadual  da Trânsito), contará com a parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para levar à população, por meio dos agentes comunitários de saúde, orientações de como prevenir acidentes de trânsito e os cuidados com a segurança dos pedestres. Serão 1,4 mil agentes comunitários, que já iniciaram o trabalho de capacitação.

A ação, com foco no âmbito familiar, será desempenhada durante as visitas feitas às residências, onde os moradores receberão instruções de segurança no trânsito e respeito à faixa de pedestre.

O trabalho pretende sensibilizar a população diante do alto número de acidentes registrados na cidade. “Os agentes comunitários têm um perfil adequado para fazer esse trabalho, já que estão em contato com a população e, além disso, os acidentes de trânsito se tornaram um problema de saúde pública e tem tudo a ver”, destacou a tecnóloga de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran, Lidiana de Freitas dos Santos, autora da proposta e ex-agente comunitária de saúde.

Hoje pela manhã, integrantes do Detran e da Sesau se concentraram em frente a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Universitário, na avenida Gury Marques com a Guaicurus, onde distribuíram aos condutores folders que falavam sobre a importância da faixa de pedestre e sobre os cuidados no momento de sinalizar a intenção de atravessar.

Telma aborda motocilista para entregar material sobre segurança no trânsito.
Telma aborda motocilista para entregar material sobre segurança no trânsito.

Outros dois cruzamentos importantes da cidade, onde funcionam outras Unidades de Pronto-Atendimento, farão parte da 4° etapa. “Vamos nos mobilizar na UPA da Vila Almeida e na UPA do bairro Coronel Antonino”, frisou o gestor de Educação e Segurança do Trânsito, Ivar Custódio da Silva.

Segundo ele, o contato direto com a população propicia aos agentes comunitários o desenvolvimento eficaz do trabalho. “É importante mostrar aos agentes como fazemos a conscientização dos motoristas nas ruas e, além disso, esses profissionais estão sendo capacitados, desde setembro. Mas quem está no corpo a corpo são eles”,.

A capacitação dos agentes será feita até janeiro de 2013, onde estão incluídas todas as equipes das UPA’s, das UBSF’s (Unidade Básica de Saúde Familiar) e dos postos de saúde.

“Eles vão servir como multiplicadores do nosso trabalho. É possível colhermos frutos positivos. Com a educação é possível atingir o objetivo que é mudar o comportamento das pessoas”, frisou Lidiana.

"É um dos trabalhos mais válidos que eu já via dentro da Sesau porque é preciso sair", afirmou a agente comunitária, Sandra Aparecida.

Para a assistente social da UPA, Telma Azevedo, a quantidade de vítimas de acidentes é o que motiva o desenvolvimento do trabalho. "Ontem mesmo nós tivemos um óbito neste posto".

"Pedestre, Eu cuido!" é uma parceria entre a Agetran e Ciptran (Companhia Independete de Policiamento de Trânsito), além de outras entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito.

Campanha: No lançamento do programa, em novembro do ano passado, o foco foi os motoristas, como lembrou Ivar. Já na segunda etapa, os pedestres receberam o enfoque maior. A conscientização veio por meio de campanhas na televisão com cantores famosos.

Para a 3° etapa, o programa aproveitou a campanha “Volta às aulas”, realizada pelo Detran, e orientou motoristas e pedestres sobre os perigos do trânsito.

Nos siga no Google Notícias