ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Campanha contra paralisia infantil deve imunizar mais de 180 mil

Luciana Brazil e Evelyn Souza | 08/06/2013 10:08
Em Campo Grande mais de 180 mil crianças devem ser vacinadas. (Foto:Marcos Ermínio)
Em Campo Grande mais de 180 mil crianças devem ser vacinadas. (Foto:Marcos Ermínio)

Com 120 postos de atendimento e 800 pessoas envolvidas, começou hoje (8) em Campo Grande a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. A meta é imunizar mais de 180 mil crianças em Mato Grosso do Sul, com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias).

De acordo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), espera-se vacinar pelo menos 95% do público alvo, o que corresponde a 171.463 mil crianças. A campanha vai até o dia 21 de junho.

As gotinhas devem imunizar crianças que já tomaram as duas primeiras doses injetáveis, com dois e quatro meses de idade.

Na manhã de hoje, durante o lançamento da campanha na Capital, na Estratégia de Saúde da Família, no bairro Aero Rancho IV, o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) Ivandro Fonseca, lembrou que a doença está erradicada no país, mas ressaltou a importância da vacina.

Hoje, no Dia D de mobilização , postos de atendimento serão montados em escolas, hipermercados, centros comunitários, terminais de ônibus e shoppings centers.

Crianças que não tiverem tomado as doses injetáveis, não devem receber as gotinhas nessa campanha. A orientação é que iniciem o calendário com a dose injetável.

A atendente de telemarketing Carine Ruiz, 27 anos, levou o filho, João Lucas, para tomar as gotinhas da vacina. “Acordei cedo e já vim logo para não deixar para última hora”.

Assim como Carine, a dona de casa Cristiane da Silva levou os três filhos – de 8 meses, 2 e 3 anos- para se imunizar contra a poliomielite. “A vacinação dos meus filhos está sempre em dia”.

Brasil: A meta do Ministério da Saúde é imunizar 12,2 milhões de crianças em todo país, o que corresponde a 95% do público-alvo. Ao todo, 115 mil postos de saúde e pontos de vacinação móveis estarão funcionando hoje, até as 17h. Após o encerramento da campanha, no dia 21 de junho, a vacina continuará disponível na rede pública de saúde.

O último caso da doença registrado no país foi em 1989, na Paraíba. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

Nos siga no Google Notícias