ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha terá exames em horários alternativos nas unidades da Capital

Intenção é aumentar prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama

Leonardo Rocha | 01/10/2017 14:37
Caminhada abriu as atividades da campanha "Outubro Rosa" na Capital (Foto: Divulgação/PMCG)
Caminhada abriu as atividades da campanha "Outubro Rosa" na Capital (Foto: Divulgação/PMCG)

A campanha "Outubro Rosa", que pretende fazer a prevenção contra o câncer de mama, terá em Campo Grande atividades esportivas de conscientização, rodas de conversa e exames em horários alternativos nas 67 UBS ( Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), para alertar a população sobre o diagnóstico precoce.

Estas unidades irão oferecer serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, tendo o devido encaminhamento para os serviços de referência.

Para abrir os trabalhos, foi realizado neste domingo (01), no Parque das Nações Indígenas, a caminhada do "Outubro Rosa", que foi promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul).

Em Campo Grande a campanha terá a realização da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Sesau ( Secretaria Municipal de Saúde Pública), Semmu (Subecretaria Municipal de Políticas para Mulheres), além do Hospital de Câncer de Barretos e Hospital de Câncer Alfredo Abrão.

Diagnóstico - O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, ressaltou a importância de alertar os riscos desta doença, tendo a necessidade do diagnóstico precoce, seguido do devido atendimento, para melhorar as condições do paciente.

“Nós precisamos trabalhar a promoção da saúde e as ações de prevenção, justamente para evitar as causas futuras. Portanto é preciso conscientizar as mulheres de que é preciso ficar em alerta, porque quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura”, ponderou.

Dados - De acordo com os dados da Sesau, cerca de 40% das mortes provocadas por câncer de mama registradas em 2016 em Campo Grande, ocorreram em mulheres com mais de 65 anos.

No primeiro semestre deste ano, foram 37 óbitos por câncer de mama e 19 do colo do útero, totalizando 56 casos. Durante todo o ano anterior (2016), 111 mulheres faleceram, sendo 86 por câncer de mama e 25 por colo de útero.

Nos siga no Google Notícias