ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Capital pode ficar sem verba por não adotar prontuário eletrônico

Prazo termina neste sábado (10); Medida abrange todos os postos de saúde do País e permite ao Ministério da Saúde acompanhar histórico do paciente e investimentos dos recursos do SUS

Christiane Reis e Adriano Fernandes | 10/12/2016 09:38
Uma das UBS's que, segundo funcionários, ainda não tem sistema interligado ao Ministério da Saúde. (Foto: Alcides Neto)
Uma das UBS's que, segundo funcionários, ainda não tem sistema interligado ao Ministério da Saúde. (Foto: Alcides Neto)

Campo Grande ainda não cumpriu a Portaria 2.488, de 2011, do Ministério da Saúde, que permite acompanhamento do histórico do paciente e investimentos dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do chamado prontuário eletrônico interligado ao Ministério. A portaria condiciona a implantação do sistema a recursos do Piso de Atenção Básica (PAB) variável, repassados aos municípios mensalmente para custeio dos procedimentos na atenção básica.

O prazo para que todos os postos de saúde do País implantassem o sistema finda neste sábado (10). Nesta sexta-feira (9), a reportagem constatou que na Capital a implantação ainda não ocorreu. Nas unidades visitadas, os funcionários, que prefeririam não se identificar, disseram que existe um sistema de informações que é municipal e até onde têm conhecimento ele não está interligado ao Ministério da Saúde.

“Já temos há bastante um sistema onde conseguimos consultar as informações do paciente, mas ele é municipal. Com o Ministério da Saúde ainda não foi implantado”, disse uma das funcionárias de UBS na região Sul da cidade. 

Em outra unidade, os funcionários nem sabem exatamente do que se trata. “ Isso deve ser algo apenas para município pequeno, porque aqui o que temos não é interligado ao Ministério não”, disse um funcionário. Fonte ligada a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) disse que há informações sobre a implantação de um sistema interligado com o Ministério. “Existe a previsão, mas até agora nada, aqui não temos conhecimento”, disse outra funcionária.

A reportagem tentou contato com o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, para obter detalhes sobre a implantação do Sistema, mas não obteve retornou até a conclusão deste texto. O Ministério da Saúde também não informou quanto já foi investido em Campo Grande para implantação do sistema. Em lista préviao daqueles que já implantaram, a Capital não aparece. Um levantamento completo deve ser divulgado durante a próxima sema

Portaria - A utilização do prontuário eletrônico é uma das iniciativas para permitir ao Ministério da Saúde verificar online como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro. A plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as UBS, oferecendo ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

Segundo o Ministério da Saúde, até outubro deste ano 1.920 municípios já utilizavam o sistema em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Das 41.688 UBS em funcionamento em 5.506 municípios, 10.134 (106,98 milhões de pessoas) já têm o Prontuário Eletrônico, sendo que 2.902 utilizam versões oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e 7.232 softwares próprios e privados.

O Ministério da Saúde oferece plataforma gratuita, mas o envio dos dados também pode ser feito pelos municípios por sistema próprio. Após o período para implantação das plataformas, o pagamento do PAB Variável às prefeituras, equivalente a R$ 10 bilhões por ano, ficará condicionado à implantação do prontuário eletrônico. Esse recurso é aplicado no custeio dos atendimentos de pediatria e vinculados a programas como Saúde da Família, Brasil Sorridente, entre outros.

Nos siga no Google Notícias