ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Ciclistas pedalam cerca 8 km na Afonso Pena para pedir ciclovia

Elverson Cardozo e Viviane Oliveira | 28/01/2012 00:33

Movimento surgiu no Facebook e atraiu cerca de 30 pessoas; Uma faixa da avenida foi isolada para que os participantes pudessem realizar o passeio “cicloativista”.

Ciclistas reunidos antes do passeio. (Foto: Marlon Ganassin)
Ciclistas reunidos antes do passeio. (Foto: Marlon Ganassin)

Cerca de 30 pessoas percorreram, sobre duas rodas, aproximadamente oito quilômetros da avenida Afonso Pena na noite desta sexta-feira (27), por volta das 19h, em Campo Grande. Eles são participantes de um evento que ganhou forças graças à internet.

“Ciclovia na Afonso Pena já!” tem o propósito que o nome sugere: Faixas de ciclovia na avenida mais movimentada da Capital. O evento, criado no Facebook, começou há 20 dias. O primeiro encontro entre os participantes aconteceu hoje e deve se repetir toda última sexta-feira do mês.

Organizado pelo vendedor Sérgio Paraná, de 38 anos e o publicitário Erich Pontes, da mesma idade, a idéia já existia, mas se concretizou por meio da internet. Erich postou uma fotomontagem que mostra como ficaria a avenida se tivesse faixas específicas para ciclistas.

Depois de vários compartilhamentos, o evento deu certo. Os participantes isolaram a faixa direita da via para que o passeio “bike cicloativista”, como foi classificado na rede social, pudesse ser realizado com segurança. E foi com equipamentos de segurança que toda a turma pedalou.

Segundo os organizadores, durante o trajeto o grupo observa se há obstáculos na avenida, como é o trânsito na região, entre outros aspectos. Tudo isso para que a idéia seja levada adiante, junto à Prefeitura.

Além da principal reivindicação, o movimento também tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta, conquistar o respeito de motoristas e pedestres, além de minimizar o preconceito.

“Queremos acabar com essa discriminação de que quem usa a bicicleta para trabalhar é pobre”, explicou Erich.

Se há preconceito, a situação não incomoda o representante de vendas Nilson Young, de 40 anos, um dos participantes. Há 15 anos ele não se desgruda da bike e até organiza um grupo de ciclistas. “Eu vou todos os dias trabalhar de bicicleta”, relatou.

Fotomontagem mostra como ficaria avenida Afonso Pena com faixa exclusiva para ciclistas. (Foto: Reprodução/Facebook)
Fotomontagem mostra como ficaria avenida Afonso Pena com faixa exclusiva para ciclistas. (Foto: Reprodução/Facebook)

Fabiana Humm, 34 anos, também não vê problema. Moradora do Monte Líbano, a auxiliar de escritório só não vai ao serviço de bicicleta porque trabalha em casa, mas, mesmo assim, arruma um jeito de pedalar durante a semana. A paixão sobre duas rodas é tão grande que ela até vende peças de bicicleta.

Quem não quer parar de pedalar é Vera Lúcia da Silva, de 34 anos. A doméstica, que trabalha na rua Bahia, resolveu abandonar o transporte coletivo há 1 ano e agora só vai da casa para o serviço com a “magrela”, mesmo que isso dure 40 minutos todos os dias.

A atitude trouxe bons resultados. Durante este período Vera afirma ter perdido mais de 20 quilos; baixou dos 86 para 64. Hoje, ao avistar tanta gente sobre duas rodas, não se intimidou e parou para perguntar do que se tratava.

Mesmo disposta a adotar hábitos mais saudáveis, a trabalhadora se vê diante de outro problema: A falta de segurança e espaço em meio ao trânsito. “Às vezes eu tenho medo de andar no asfalto”, disse, acrescentando que seria bom se tivesse uma ciclovia que cortasse a cidade.

Sem bicicleta, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), também esteve presente e afirmou que a iniciativa é boa, mas precisa de planejamento. Convidado a pedalar, Trad disse que “qualquer dia” vai dar uma volta.

Grupo percorreu cerca de 8 quilômetros da avenida Afonso Pena. (Foto: Marlon Ganassin)
Grupo percorreu cerca de 8 quilômetros da avenida Afonso Pena. (Foto: Marlon Ganassin)
Nos siga no Google Notícias