ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com peças de Lego, crianças montam carros em oficina de robótica

Mariana Rodrigues | 27/02/2016 19:28
Crianças na oficina de robótica aprendem a construir carros com peças de lego. (Foto: Fernando Antunes)
Crianças na oficina de robótica aprendem a construir carros com peças de lego. (Foto: Fernando Antunes)

O shopping Bosque dos Ipês, localizado na região Norte de Campo Grande, está com oficinas gratuitas de robótica para crianças. A proposta é que as crianças trabalhem em equipe e usem a criatividade para resolver desafios utilizando a metodologia aprender fazendo com kits da linha Lego Education.

A proposta é que as crianças trabalhem em equipe e colaborem entre si para resolver desafios. Segundo o pedagogo Daniel Tiepo, coordenador da oficina, a ideia não é competir e nem ser melhor que o outro e sim, trabalhar juntos. "Eles precisam colaborar um com o outro para resolverem desafios que são lançados a eles".

As crianças recebem várias peças de lego, usada como ferramenta tecnológica, e precisam montar uma estrutura a partir de um modelo que elas recebem. A partir daí eles constroem os automóveis. "Eles recebem uma referência impressa e a partir daí eles têm que usar a criatividade para construir a estrutura com peças de lego, isso é uma iniciação a robótica", conta Daniel. Ele acrescenta que as crianças a partir dos 12 anos já usam a robótica em si, pois possuem maior facilidade no uso do computador e programação.

"A robótica é a união de três elementos, a mecânica, automação e programação. As crianças de até sete anos recebem moldes para montar carros movidos manualmente, em outra parte da oficina, são montados carros com motor, então eu tenho a mecânica e automação e na robótica há ainda a programação, que é quando se faz o uso do computador para dizer ao robô o que eu quero que ele faça", explica Daniel.

Daniel Tiepo, pedagogo e coordenador da oficina de robótica. (Foto: Fernando Antunes)
Daniel Tiepo, pedagogo e coordenador da oficina de robótica. (Foto: Fernando Antunes)

Uma equipe de robótica da Escola Paulo Freire ajuda no monitoramento das atividades das crianças. "Eles acham que estão brincando, mas na verdade estão sendo orientados a trabalhar em equipe a resolver conflitos, a planejar o que vai ser feito, o desafio tem que ser cumprido dentro do espaço de tempo determinado".

O dentista Fabio Gaspareto, 39 anos, levou os dois filhos de 4 e 8 anos para oficina e aprovou a forma de ensino aplicada. "É importante para eles, para a coordenação motora e estimula a criança", diz.

Exposição - O evento faz parte do primeiro Salão do Mini Automóvel, que reúne milhares de miniaturas de veículos, incluindo ambientes com os Clássicos do Cinema, os Esportivos, os Clássicos Nacionais e muito mais. Ao todo serão 10 temas diferentes, divididos em vários ambientes.

Na oficina as crianças recebem várias peças de lego e precisam montar um carro a partir de um molde. (Foto: Fernando Antunes)
Na oficina as crianças recebem várias peças de lego e precisam montar um carro a partir de um molde. (Foto: Fernando Antunes)

De acordo com o jornalista Paulo Cruz, idealizador do evento, ideia surgiu a partir de um grupo de colecionadores chamado Clube de Colecionadores de Miniaturas de MS, formado no ano passado e que atualmente conta com 86 membros no Whats App. No local é possível encontrar miniaturas nacionais e importadas de grande valor sentimental e aquisitivo. "Quem vier até a exposição vai encontrar clássicos nacionais que marcaram época no Brasil".

A exposição tem ainda uma miniatura do primeiro carro fabricado no mundo, movido a combustão o Benz Patent. A peça, importada da Alemanha, traz, inclusive, a carta atestando sua originalidade e custou cerca de mil euros.

Serviço: O evento termina no dia 13 de março. Nos dias 5 e 6/03, haverá a ação de Carros de rádio controle – a partir das 10hno estacionamento do Shopping.

No dia 13 será promovido o Grande Feirão de Miniaturas – a partir das 15h. Tanto a exposição quanto a oficina de robótica são eventos gratuitos.

Miniatura do primeiro veículo fabricado no mundo. (Foto Fernando Antunes)
Miniatura do primeiro veículo fabricado no mundo. (Foto Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias