ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Começa mutirão de limpeza para livrar bairros da dengue e chikungunya

Filipe Prado e Ludyney Moura | 13/11/2014 10:05
Cerca de 6,5 mil casas serão percorridas por 200 agentes da Sesau (Foto: Marcelo Calazans)
Cerca de 6,5 mil casas serão percorridas por 200 agentes da Sesau (Foto: Marcelo Calazans)

A Prefeitura de Campo Grande lançou na manhã de hoje (13), no Bairro Guanadi, um mutirão de limpeza de prevenção a dengue e febre chikungunya. A ação irá percorrer 6,5 mil casas e conta com 200 agentes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde da Sesau, Márcia Dal Fabbro, o bairro teve o maior índice de infestação da Capital do mosquito Aedes aegypti, de acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de
Infestação por Aedes aegypti), com 2,3%. Ela contou que dos focos encontrados 75% estavam dentro das residências, 13% em comércios, 2,5% em imóveis públicos e 7,5% em terrenos baldios públicos.

A diretora alertou para a evolução da doença, já que 2% dos casos de dengue e 1% de Chikungunya podem levar à morte. “No caso dos recém nascidos, cerca de 50% dos casos de Chikungunya evoluem para óbitos”, explicou a diretora.

Mesmo com somente um caso confirmado em Campo Grande, Marcia assegurou que o mutirão serve para a prevenção da doença. Ainda advertiu para os casos em que a mesma pessoas é infectada com dengue e chikungunya.

O chefe da equipe de controle de vetores e vigilância em saúde, Alcides Ferreira, disse que a intenção da prefeitura é que em 90 dias o mutirão passe por todos os bairros da cidade. “Só quando terminarmos um bairro, vamos começar outro”, explicou, já que quer evitar o acúmulo de lixo, pois a prefeitura não “tem condições de limpar tudo de uma vez só”.

O mutirão da prefeitura será reforçado com homens e maquinário fornecidos pelo Exército e Aeronáutica, conforme o coordenador de assuntos comunitários da prefeitura, Elvis Rangel.

O empresário Valmir Dantas, 27 anos, achou importante a ação no bairro e afirmou que sempre se previne contra as doenças. “Meu terreno é todo calçado e só acumulamos lixo, somente aquele do dia a dia”.

Mesmo com a porcentagem de focos baixa, a dona de casa Catarina Rosa Benites, 28, ficou preocupada com a incidência do mosquito em um terreno baldio ao lado de sua casa. “Muitos moradores jogam lixo lá. É importante passar nas casa, mas também conscientizar quem joga o lixo”, alertou.

“É muito importante cuidar para não ter a proliferação do mosquito”, comentou o aposentado Nelson Luis de Oliveira, 67.

A prefeitura pediu para os moradores do Bairro Guanandi retirem todos os materiais que possam acumular água e acumulem em frente às casa, mas não entulhos e galhos de árvore. Quem não manter o terreno limpo pode ser multado em R$ 1,728,50 até R$ 6,884.

Maria Dal Fabro afirmou que 50% dos casos de Chikungunya em recém nascidos levam a morte (Foto: Marcelo Calazans)
Maria Dal Fabro afirmou que 50% dos casos de Chikungunya em recém nascidos levam a morte (Foto: Marcelo Calazans)
Em 90 dias o mutirão deve acabar, relatou Alcides (Foto: Marcelo Calazans)
Em 90 dias o mutirão deve acabar, relatou Alcides (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias