ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Conselho Federal pode anunciar nesta quarta intervenção na OAB/MS

Zana Zaidan | 26/02/2014 14:46
Conselho federal decide hoje se Júlio César entrega administração da OAB/MS à junta interventora (Foto: Arquivo)
Conselho federal decide hoje se Júlio César entrega administração da OAB/MS à junta interventora (Foto: Arquivo)

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) deve se manifestar hoje (26) sobre o pedido de intervenção na seccional de Mato Grosso do Sul.

Conselheiro federal da OAB/MS e ex-presidente, Leonardo Avelino Duarte disse que o órgão nacional garantiu que a decisão de entregar, ou não, a entidade a uma junta interventora seria anunciada nesta quarta-feira.

“Representantes do Conselho disseram que a manifestação seria feita hoje. Se aprovada, o Conselho deve detalhar, ainda, a continuidade do processo, e anunciar o relator da matéria e outros pormenores”, explica Duarte. Isso porque o pedido de intervenção ainda precisa ser julgado pelos 81 conselheiros federais da OAB, e aprovado por dois terços do pleno.

O pedido de intervenção foi feito em outubro do ano passado ao corregedor nacional da OAB, Claúdio Stábile, enviado ao Estado para levar ao Conselho Federal a situação que passa a seccional sul-mato-grossense. Foi cobrada agilidade no julgamento do pedido depois da sessão do Conselho da última sexta-feira, que terminou em briga e agressões.

A saída do presidente da seccional, Júlio César Rodrigues, é cobrada pela diretoria da entidade, 23 dos 32 conselheiros estaduais, dois conselheiros federais, e presidentes de subseções.

A crise interna teve início depois que Júlio César aceitou advogar em favor do município, enquanto o prefeito Alcides Bernal (PP) enfrenta um processo ético, da época em que atuava como advogado, dentro da entidade.

Renúncia – Além da aprovação da intervenção federal, existe a possibilidade de Júlio César renunciar ao cargo em uma reunião da entidade na sexta-feira (28). Mas depois da última sessão, Júlio César só se manifestou oficialmente por meio de nota.

O Campo Grande News tenta, desde o dia da sessão, conversar com o presidente, que alega compromissos particulares.

Nos siga no Google Notícias