ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Coruja tem casa de alvenaria em rotatória de bairro de área nobre

Luciana Brazil | 16/04/2013 14:49
Coruja tem casa para morar na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Coruja tem casa para morar na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Ave sabe o caminho de casa (Foto: Marcos Ermínio)
Ave sabe o caminho de casa (Foto: Marcos Ermínio)
Entra para se proteger do sol (Foto: Marcos Ermínio)
Entra para se proteger do sol (Foto: Marcos Ermínio)

Para quem nunca viu, a curiosidade é certa. A pequena casinha de alvenaria, construída em locais inusitados, chama a atenção e desperta a curiosidade. A primeira dúvida, talvez, seja o motivo da construção. Por que uma casa tão pequena teria teto e “porta”?

A casinha é usada, oficialmente, como abrigo de corujas. Se porventura outros bichos aproveitam a moradia, fica difícil ter certeza. Em uma rotatória do bairro Carandá Bosque II, em Campo Grande, lá estava ela. A coruja e a casinha.

Hoje pela manhã, a coruja saiu da casinha para “espiar” o movimento no bairro. Como se fosse a dona da casa, ela entrava e saia sem cerimônia. Ao sentir-se ameaçada, escondeu-se e dali não arriscou sair.

Biólogos explicam que algumas espécies costumam construir o ninho no solo, como a coruja-burqueira. Outras escolhem as árvores como abrigo. Ainda existem as que se escondem em cemitérios ou casas abandonadas.

Para a bióloga Silvia Gervásio, a casinha de alvenaria, construída na rotatória do Carandá, pode ser fruto de objetos próprios de jardinagem, instalados por quem gosta de animais. “Alguém pode ter colocado a casinha, inspirado nos ninhos artificiais”.

Sem saber que construiu, só nos resta a curiosidade.

Segundo a superstição popular, a coruja é símbolo de sabedoria, conhecimento e mistério. Com hábitos notívagos e voo silencioso, ela tem visão apurada e enxerga com facilidade na escuridão.

Ela se alimenta de pequenos mamíferos, como roedores e morcegos, além de insetos e aranhas. A particularidade deste animal é conseguir girar o pescoço até o ângulo de 270°.

O bicho é símbolo dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia. Além disso é tida como mascote dos escoteiros.

Nos siga no Google Notícias