ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com pronto-socorro lotado, Santa Casa apela a pais que levem crianças ao posto

Jorge Almoas e Viviane Oliveira | 08/04/2011 17:01
Crianças com virose esperam desde às 14h atendimento na Santa Casa. (Foto João Garrigó)
Crianças com virose esperam desde às 14h atendimento na Santa Casa. (Foto João Garrigó)

Só na manhã desta sexta, 26 crianças estavam internadas por problemas respiratórios no Pronto Socorro da Santa Casa, o maior hospital de Mato Grosso do Sul. À tarde a cena se repete e para diminuir a superlotação do PS, a Santa Casa está apelando aos pais que procurem os postos de saúde antes de irem ao hospital.

Já na entrada no Pronto Socorro é possível ver crianças com os pais a espera de atendimento. Todos reclamam que não encontram pediatras nos postos.

Alessandra Soares, de 26 anos, levou Giovana de 1,8 ano ao hospital. Três horas depois, eles ainda esperavam, a menina com febre por conta da gripe. "É o terceiro dia que ela está assim. Já levei ao posto, mas só deram remédio. Aqui podem fazer um raio x".

Luzirene da Silva, 29 anos, apareceu com Luiz Claiton da Silva, também com o mesmo quadro. Mora em uma chácara e o posto de saúde mais próximo é o das Moreninhas, mas só tem pediatra a noite"

O número de internações de hoje é mais que o dobro das internações realizadas ontem. Segundo funcionários da Santa Casa, o tempo seco durante a semana gerou surto de viroses causando tosse, febre e mal-estar

Nos postos de saúde, os pacientes passam por triagem e consulta prévia, que pode identificar a causa do problema e receitar medidas de controle.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, na primeira semana de abril foram atendidas 561 crianças no Pronto Socorro, número 33% maior que o registrado em março, quando foram 419 atendimentos. No começo do mês, foram 50 internações.

No hospital, a pediatria responde por 70% dos atendimentos.

A cozinheira Vânia Fonseca chegou às 14 horas com o filho Ryan Gabryel, de 4 anos, também com febre. Ela conta que procurou o posto de saúde 24 horas do Aero Rancho, mas também não encontrou pediatra.

"Aqui, pelo menos, tenho certeza que ele será atendido", comenta.

Nos siga no Google Notícias