ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Crimes motivados por preconceito são investigados como casos comuns

Zana Zaidan | 29/05/2014 19:12
Crimes motivados por intolerância foram tema de debate da Promotoria dos Direitos Humanos (Foto: Marcos Ermínio)
Crimes motivados por intolerância foram tema de debate da Promotoria dos Direitos Humanos (Foto: Marcos Ermínio)

Focada em combater os crimes de discriminação, racismo e preconceito, o número de casos que chegam a Promotoria dos Direitos Humanos está longe de representar a realidade.

A constatação é da promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, que há um mês está à frente da recém-criada 67º promotoria do Ministério Público Estadual.

Não só o medo e a vergonha, fatores que levam as vítimas a deixar de denunciar, mas a falta de um olhar diferenciado sobre a motivação do crime impedem os casos de vir à tona.

“É muito difícil para um profissional do Direito ter a sensibilidade para enxergar que o crime tinha uma motivação discriminatória velada. Muitas vezes, não foi simplesmente por ódio ou vingança, mas por uma questão que vem lá de trás, que levou em conta a opção sexual, religiosa ou raça da vítima”, afirma a promotora.

Promotora explica que poucos inquéritos concluem que crimes foram motivados por intolerância (Foto: Marcos Ermínio)
Promotora explica que poucos inquéritos concluem que crimes foram motivados por intolerância (Foto: Marcos Ermínio)

A promotoria dos Direitos Humanos foi criada em julho do ano passado, e Jaceguara promoveu hoje (29) um encontro entre as entidades públicas que atuam em defesa das minorias na Capital para ouvir sugestões de como o trabalho pode ser melhor conduzido para combater a discriminação e intolerância.

Mudanças no Código Penal – Uma das questões defendidas foi o aumento das penas para crimes de ódio. Hoje, é usada uma qualificadora genérica para crimes de ódio, sem especificar racismo, homofobia ou intolerância religiosa.

“Hoje, é acrescentada a qualificadora por motivo torpe, ou seja, repugnante, abjeto, mas não há no Código Penal uma qualificadora específica para dar visibilidade e aumentar ou agravar a pena do criminoso por causa da motivação racista ou homofóbica”, explica a promotora Luciana do Amaral Rabelo, da 18ª promotoria do Tribunal do Júri.

A ideia de Jaceguara é tornar os encontros frequentes, a fim de fomentar a defesa dos direitos humanos. Atualmente, poucos estados brasileiros contam com uma promotoria especializada. No MPE/MS, foi instituída pelo Procurador-Geral, Humberto Matos Brittes, após solicitação de 40 entidades do movimento social.

Nos siga no Google Notícias