ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Curso capacita militares a atuarem em rebeliões e distúrbios generalizados

Thiago de Souza | 12/08/2015 23:49
Palestra abriu curso de Controle de Distúrbios Civis do BP Choque. (Foto: Frederico Miranda/PMMS)
Palestra abriu curso de Controle de Distúrbios Civis do BP Choque. (Foto: Frederico Miranda/PMMS)

Desde segunda-feira (10), 35 policiais militares participam do Curso de Operação de Controle Distúrbios Civis do Batalhão de Choque. O treinamento vai capacitar policiais a atuarem em situações de tumulto e violência generalizados, usando técnicas específicas para manter a ordem. A aula inaugural aconteceu nessa segunda-feira (10) com palestra do jurista Fábio Ricardo Trad.

Na abertura do curso, na Universidade Estácio de Sá, em Campo Grande, também estavam o secretário de Segurança Pública do Estado, Sílvio Maluf, o comandante do BP Choque, coronel Marcos Paulo Gimenez, o comandante de Policiamento Especializado, coronel André Luiz Saab, oficiais da Polícia Militar e do vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Augusto Cussen.

No cronograma de 30 dias de curso e mais de 360 horas aulas, estão disciplinas que vão desde o direito penal e processual a defesa pessoal e uso progressivo e moderado da força. O coronel do BP Choque, Marcos Paulo Gimenez falou sobre a necessidade da capacitação e destacou ações em que o Choque atuou sem necessidade de utilizar efetuar disparos.

O secretário de Segurança Sílvio Maluf fez coro às declarações do coronel e citou mais de 19 incursões em presídios de MS sem que originassem “motins ou rebeliões”.

Durante a palestra, Fábio Trad destacou a legitimidade de movimentos sociais e a importância da atuação eficiente das forças policiais. “Os movimentos ordeiros são legítimos, mas manter a ordem é mais importante ainda, por isso qualificações como esta são importantes para que o policial esteja preparado para agir nesses locais, onde comumente existem tumultos”, frisou o jurista.

Nos siga no Google Notícias