ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Curso de música da UFMS realiza III Festival Internacional de Violão

Christiane Reis | 01/10/2016 09:51

O III Festival Internacional de Violão 2016 começa na segunda-feira (03) e segue até sábado (08), com oferecimento de concertos gratuitos, aulas para os alunos (masterclasses) e ainda um concurso entre violonistas de diversos países e estados brasileiros para promover o ensino, a pesquisa e incentivar a produção artística do violão no Estado.

O evento é uma iniciativa do Curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Coordenadoria de Cultura da PREAE/UFMS e com o apoio do SESC-MS.

Nos dias de festival, serão realizadas palestras e aulas voltadas aos acadêmicos, profissionais e apaixonados por música com a finalidade de se especializar no conhecimento sobre o instrumento. Intercalado a isto haverá apresentação de trabalhos científicos sobre áreas especificas do violão (ensino, história, performance, etc) e mesas redondas. E nas noites ocorrerão os concertos gratuitos, no SESC Horto às 20h (com retirada de senha na bilheteria, uma hora antes).

Neste ano, além de violonistas clássicos consagrados e de indiscutível carreira internacional, haverá concertos de instrumentos como viola caipira, ao lado de instrumentos de outros tempos (alaúde e vihuela), além da presença de solistas tocando clássicos populares argentinos, paraguaios e bolivianos.

Dentre os convidados, têm destaque o argentino Eduardo Isaac – um dos mais respeitados e experientes violonistas da atualidade, conhecido por suas interpretações de tangos e de música clássica latinoamericana – e o norte americano Adam Levin, reconhecido pela crítica internacional como um dos maiores expoentes de sua geração e detentor de importantes prêmios internacionais, além de importantes violonistas como os brasileiros Edelton Gloeden (USP), Roberto Correa (viola caipira), Michel Maciel (UFMG), o boliviano Marcos Puña, os argentinos Marcos Pablo Dalmacio, Lucio Yanel, o paraguaio Ysmael Insfran e o maestro da Orquestra Municipal de Campo Grande, Eduardo Martinelli, como solista ao violão.

Além dos convidados internacionais do festival, o concerto de abertura apresenta um programa especial: duas obras para violão solista e orquestra. A primeira, o concerto Diálogo de Ernst Mahle (1929) tocado pelo professor do curso de música Pieter Rahmeier acompanhado pelos músicos da Camerata de Cordas da UFMS em parceria com músicos da OSCG.

A segunda obra, uma das mais importantes do repertório: o Concerto para violão e orquestra de Heitor Villa Lobos,regido pelo prof. Jorge Augusto Geraldo e tendo como solista o veterano prof. Marcelo Fernandes do Curso de Música da UFMS. O concerto de abertura ocorrerá no dia 3, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada franca.

A programação está no facebook: III Festival de Violão em Campo Grande e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: festival.violao.cg@gmail.com. Conheça um pouco mais sobre os violonistas aqui.

Nos siga no Google Notícias