ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Drive-Thru da Reciclagem entrega 2,7 toneladas de resíduos a usina

Coletas aconteceram do dia 14 a 16 de março, nos Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande

Por Natália Olliver | 29/03/2024 12:42
Usina de reciclagem, em Campo Grande, recebeu 2,7 toneladas de resíduos (Foto: Divulgação)
Usina de reciclagem, em Campo Grande, recebeu 2,7 toneladas de resíduos (Foto: Divulgação)

O 11º Drive-Thru da Reciclagem arrecadou 2,7 toneladas de resíduos na Capital. A ação aconteceu do dia 14 a 16 de março, nos altos da Avenida Afonso Pena. O projeto é uma parceria do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) com a empresa Du Bem Sustentável. Os resíduos foram entregues à UTR  (Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Campo Grande).

Ao todo, foram 52 quilos de latinhas, 430 de livros, 480 de papelão, 630 de papel misto, 85 de garrafas pet, 235 quilos de plástico duro colorido, 230 quilos de plásticos diversos, 45 de sucata de ferro e 560 quilos de vidros. Os materiais foram doados a quatro instituições que fazem parte do projeto: Atmaras/MS, Novo Horizonte, Coopermaras e Cata MS.

Além dos resíduos, o Drive conseguiu 310 litros de óleo usado. O descarte correto evita que  7,7 milhões de litros de água sejam contaminados. De acordo com pesquisas,  apenas um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água.

Remédios também foram coletados na ação. Ao todo, foram 101 quilos de fármacos. Já quanto aos eletrônicos, foram arrecadados 4,8 toneladas. O número é superior à média de 2,5 toneladas contabilizadas nas edições anteriores.

Adir Diniz, coordenadora-geral do FAC explica que o intuito é promover a educação ambiental na população campo-grandense. “A educação traz a transformação e a transformação gera cultura. Ao repassarmos os materiais arrecadados para as cooperativas, nos comprometemos para que a nossa cidade se torne cada vez mais sustentável, mostrando na prática que o descarte correto beneficia todos os moradores”, afirmou.

Conforme o gestor, em 2024 ainda terá mais duas ações do Drive-Thru, nos meses de junho a outubro.“E durante esses intervalos, é importante lembrar à população que o descarte de resíduos pode ser feito nos cinco ecopontos espalhados pela cidade, nos bairros Nova Lima, Panamá, Noroeste, União e na Moreninha”.

Ana Cristina Franzoloso, Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e gestora do evento, junto com a Fac, os moradores da Capital ainda precisam aprender a descartar corretamente os resíduo recicláveis.

“Esse material ainda chega aqui na UTR de uma forma completamente incorreta e os moradores precisam entender que o reciclado precisa ser descartado de uma forma limpa, higienizada e não pode ser misturado, pois desta forma, acaba sendo enviado para o aterro sanitário. E nós vamos ajudar nessa conscientização para trazer mais reciclados de uma forma correta para as cooperativas”.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva acontece em Campo Grande de porta em porta e em locais de entrega voluntária. Os materiais coletado são: papéis, plásticos, vidros e metais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias