ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Durante a semana da árvore, Cônsul Assaf Trad recebe mais 3,5 mil árvores

Zana Zaidan | 16/09/2013 18:47
Alunos plantaram as mudas e tiveram aula de educação ambiental (foto: Cleber Gellio)
Alunos plantaram as mudas e tiveram aula de educação ambiental (foto: Cleber Gellio)

Em alusão à Semana da Árvore, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai plantar 3,5 mil mudas de árvores nativas no Parque Cônsul Assaf Trad, em Campo Grande, na região da saída para Cuiabá.

A área é considerada de recuperação ambiental, depois de sofrer por anos com a erosão. Desde hoje (16) até a sexta-feira (20), alunos de escolas públicas da Capital vão até o parque para acompanhar o plantio, além de receber educação ambiental e de prevenção aos crimes contra a natureza.

No local funciona o Projeto Florestinha, iniciativa da PMA, que atende 60 crianças carentes da região do parque, que recebem também reforço escolar e tem acesso ao lazer e atividades esportivas. “Em datas comemorativas, como é o caso da Semana da Árvore, nossas crianças se empenham no plantio das mudas e em transmitir para os alunos que nos visitam noções cívicas e de proteção do meio-ambiente”, explica a coordenadora do projeto, sargento Eveny.

Quem participa, se empolga com a oportunidade de plantar uma árvore. “Sempre quis, mas nunca tive espaço em casa ou até mesmo sementes. A gente aprende desde cedo o quanto é importante preservar o meio-ambiente, e agora finalmente vou poder fazer minha parte”, conta Lyedson Matheus, 10 anos, um dos alunos que esteve presente no primeiro dia da ação da Semana da Árvore.

“É muito bom quando gente de fora vem nos visitar, porque podem ver de perto o quanto faz bem participar do projeto. Eu mesmo era super indisciplinado, tirava notas ruins na escola e cheguei aqui como o mais bagunceiro. Hoje, minhas notas melhoraram e sei como é importante ter disciplina e noções de hierarquia”, diz Henrique Silva Passos, que já atingiu a patente de cabo da PMA mirim, depois de quatro anos no projeto.

Oficinas - A programação começou nesta segunda-feira com a participação da escola municipal Nazira Anache. Amanhã (17) as atividades envolvem os alunos da escola municipal João Cândido; na quarta-feira, a escola municipal Vanderlei Rosa; na quinta-feira, a escola municipal Consulesa Margarida e na sexta-feira (20) a escola municipal Kamé Adania. Serão duas horas e meia de atividades por dia, sempre no período vespertino – das 14 às 16h30.

O Núcleo de Educação Ambiental também receberá duas escolas estaduais no quartel da PMA, localizado no Parque das Nações Indígenas, com oficinas temáticas e visita ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), nos períodos matutino e vespertino. Nos dias 17 e 19, as ações envolverão 300 alunos da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, e no dia 18, 100 alunos da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues.

Nos siga no Google Notícias