ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Durante Outubro Rosa, Conselho de Veterinária alerta sobre câncer em animais

Flávia Lima | 12/10/2015 16:41

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) está aproveitando o Outubro Rosa, mês em que profissionais da saúde alertam sobre a necessidade de realizar mamografias, para ressaltar também a incidência de câncer em animais.

Na campanha, os profissionais destacam que as fêmeas são as principais vítimas, por isso o Conselho Regional orienta que a prevenção da doença é fundamental, e deve ser feita por meio da castração precoce, além da observação constante de seu animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.

A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga dos animais e observar as mamas. Caso algum nódulo seja observado, é preciso procurar um médico veterinário. Assim como em humanos, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura.

Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Nos siga no Google Notícias