ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em quatro anos, projeto garante entrega correta para adoção de 40 bebês

Flávia Lima | 30/01/2016 15:40

Desde o seu lançamento, em setembro de 2011, na Capital, o projeto Dar à Luz, idealizado pela juíza Katy Braun do Prado, já conseguiu garantir a entrega de pelo menos 40 bebês, incluídos gêmeos, para adoção de forma correta.

Segundo dados do Núcleo de Adoção da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande, as gestantes que desejam entregar seus filhos para adoção têm buscado apoio no projeto. Ainda de acordo com o levantamento, elas pertencem a diferentes classes sociais.

Na época de seu lançamento, o Dar à Luz foi considerado um programa revolucionário no país, já que garante às gestantes que não querem ou não têm condições de criar o filho, o direito de procurar a Justiça para apoio e orientação sobre adoção. 

O projeto, que conta com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude de Mato Grosso do Sul, visa oferecer um serviço de acolhimento, apoio e orientação às mulheres que desejam entregar seus filhos em adoção, favorecendo a reflexão sobre o processo de decisão e sobre a importância da entrega responsável.

As mães que buscam o programa são atendidas por uma psicóloga e uma assistente social e são orientadas quanto as implicações de sua decisão, além de como devem agir em caso de eventuais assédios para entrega ilegal da criança.

Interior - Depois da Capital, o projeto chega agora à comarca de Nova Andradina, onde a juíza da Vara de Infância e Juventude, Jacqueline Machado, apresentou esta semana o projeto.

A proposta foi apresentada para funcionários da secretaria municipal de Saúde, principalmente aos que integram o setor de atenção básica nas unidades de Estratégia Saúde da Família.

De acordo com a juíza, várias mulheres já estavam procurando o Poder Judiciário para entregar seus bebês, por isso, ela resolveu formalizar o projeto e permitir que toda a rede de atendimento conheça o funcionamento do programa, realizando o encaminhamento correto.

“Em longo prazo, queremos impedir entregas ilegais de bebês para casais não habilitados. Já tivemos alguns casos na comarca, embora não sejam muitos, mas as adoções ilegais existem e é isso que queremos evitar”, ressalta a juíza.

Na Capital, as gestantes interessadas em buscar o programa podem entrar em contato com a Vara da Infância, Juventude e do Idoso, através do telefone (67) 3317-3428 ou ir direto ao Fórum, que fica na Rua da Paz, 14, térreo, Bloco 2.

Nos siga no Google Notícias