ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em visita, prefeita reafirma compromisso de entregar água na Homex em 60 dias

Obras começaram há 10 dias e já foram instalados 3,5 km de rede de esgoto, aponta a Águas Guariroba

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 27/03/2024 15:41
Funcionários da Águas Guariroba cavam vala de esgoto na comunidade Homex (Foto: Juliano Almeida)
Funcionários da Águas Guariroba cavam vala de esgoto na comunidade Homex (Foto: Juliano Almeida)

Com obras em andamento, a previsão é de que em 60 dias pelo menos 1,5 mil famílias que vivem na comunidade que ficou conhecida como "Homex", localizada no Jardim Centro-Oeste, na Capital, terão acesso ao sistema de esgoto e saneamento básico. Na tarde desta quarta-feira (27), a prefeita Adriane Lopes (PP) realizou uma visita técnica para inspecionar o progresso das obras, que foram iniciadas há dez dias.

Desde o início dos trabalhos, já foram implementados 3,5 km de rede de esgoto. O investimento total é de R$ 8,7 milhões e é parte de uma Parceria Público-Privada com a concessionária Águas Guariroba.

O projeto completo prevê a implantação de 8,7 km de rede de água e outros 12,6 km de rede de esgoto. Com a expectativa de finalizar a implementação da rede em 60 dias, Adriane destacou que as obras irão avançar rapidamente. "O avanço é rápido. A medida que a rede vai sendo implementada, ela já vai funcionar. Ela entra em funcionamento em poucas horas", explicou.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A prefeita também destacou que o saneamento básico é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Ela menciona que as obras também irão colaborar com a redução de filas nas unidades de saúde e promover bem-estar aos moradores. "O processo de regularização está avançando. E essa é uma obra de grande relevância para a comunidade. São 1.500 famílias, quase 5 mil pessoas, que residem aqui. Saneamento é vida", afirmou Adriane.

Durante a visita técnica, diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, anunciou que no primeiro mês após a implementação, não será cobrada tarifa de água e esgoto para as famílias beneficiadas.

Também mencionou que as famílias serão cadastradas na tarifa social nos próximos três meses. “A equipe social da Águas Guariroba vai passar pela comunidade, ensinando as famílias a consumir a água”, explica Themis.

Qualidade de vida - Uma das famílias beneficiadas é a da dona de casa Clair Lopes, de 50 anos, que reside na comunidade há oito anos. Na residência dela, moram quatro pessoas - ela, o marido, o filho e uma filha que está grávida.

Animada com a implantação da rede de esgoto, Clair expressou sua expectativa em ter acesso à água limpa. “Vai ser uma bênção, é tudo o que a gente queria, ter água limpa, porque a que a gente usa não é. É suja, causa diarreia... meus netos todos tiveram diarreia. Agora vai vir uma água boa pra nós”.

A moradora Clair comenta que chegada da água e esgoto irá melhorar qualidade de vida de sua família (Foto: Juliano Almeida)
A moradora Clair comenta que chegada da água e esgoto irá melhorar qualidade de vida de sua família (Foto: Juliano Almeida)

Com a chegada da água tratada, a moradora menciona que a primeira coisa que ela quer fazer é tomar um banho demorado, uma vez que, atualmente, sua família toma banho com baldes.“Tomar um banho merecido, ninguém merece banho pingado com baldinho”, comenta Clair.

Comunidade Homex - A comunidade abriga, desde 2013, cerca 1,5 mil famílias em condições irregulares de moradia. Em março do ano passado, a Prefeitura de Campo Grande sancionou lei que garantiu a regularização fundiária da área.

No local, a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) iniciou os trabalhos de georreferenciamento, levantamento topográfico e finalizou a selagem das moradias, além da captação da documentação necessária para a abertura dos processos individuais de regularização fundiária.

A expectativa é de que todo o processo seja concluído até o final deste ano. "Vamos seguir avançando nas pautas de regularização", afirmou Adriane Lopes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias