ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Escolha de conselheiros tutelares deve ter novo edital semana que vem

Marta Ferreira | 16/03/2011 11:57

Novo edital para a seleção de conselhereiros tutelares em Campo Grande deve sair até a semana que vem, junto com mais uma prorrogação do mandato dos atuais integrantes dos três conselhos existentes na cidade.

A informação é do presidente do CMDCA (Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Campo Grande, Donizetti Alves de Oliveira, ao comentar o cancelamento do processo para escolha dos conselheiros que estava em curso.

O mandado os conselheiros atuais venceu no dia 3 de março, foi prorrogado até 25 de abril em razão do atraso no processo de seleção dos substitutos e agora vai ser prorrogado novamente em razão do cancelamento do procedimento de escolha.

A suspensão, tomada no dia 10 de março pelo CMDCA foi tornada pública hoje no Diário Oficial de Campo Grande, em atendimento a recomendação do promotor Paulo Henrique Iunes.

O promotor explicou ao Campo Grande News que recebeu uma reclamação contra o processo seletivo e , a partir dela, foram analisados as regras e identificados itens que significam descumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da lei municipal de 2007 que estabeleceu regras para a escolha dos integrantes dos órgãos.

O edital teve exigências além do que a lei prevê, como a realização de um curso de formação entre os candidatos, e a exigência de tempo de domicílio em Campo Grande, de 2 anos, o que não está previsto legalmente.

A presença no curso de formação também acrescentou pontos aos participantes, outra ilegalidade apontada pelo MPE (Ministério Público Estadual).

O presidente do CMDCA disse que as alterações foram feitas porque a legislação previa que poderiam haver inovações nos editais. Segundo ele, a tentativa era de garantir que pessoas da comunidade fossem escolhidas e que, com o curso de formação, os candidatos tivessem certeza de que é aquilo mesmo que queriam.

Ele disse que, no fim das contas, o cancelamento vai ser positivo, pois a seleção não preencheria as vagas suficientes. São 15 vagas de titular e 30 de suplentes, mas apenas 28 candidatos foram aprovados.

Nos siga no Google Notícias