ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Estado terá de promover policiais que foram preteridos em curso de formação

Lucio Borges | 15/05/2015 21:17

O Estado de Mato Grosso do Sul terá de promover militares da Polícia Militar que realizaram curso de formação de sargentos em 2013 e até o momento foram preteridos à promoção. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (15) pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS), que aponta que a Administração Pública realizou concurso para novas vagas, mesmo com os candidatos esperando ser chamado e a espera da promoção. O desembargador Marcelo Câmara Rasslan, da Segunda Seção Cível do TJ, foi quem proferiu a decisão.

Os candidatos, que realizaram o curso há quase dois anos, ainda na administração do então governador André Puccinelli, impetraram mandado de segurança alegando que foram preteridos, já que realizaram curso de formação e o comando da PM abriu seleção para novo certame. O concurso previa quarenta vagas para militares serem promovidos ao posto de sargento da PM, o que não ocorreu.

A advogada dos policiais, Rachel de Paula Magrini Sanches, aponta que o mandado de segurança assevera que os impetrados tiveram preterido o direito de serem promovidos à graduação de sargento, violando seu direito liquido e certo. “De acordo com os autos, a Administração divulgou edital, dentro da vigência do concurso, para nova seleção de sargentos. Os candidatos questionaram a seleção, já que o concurso anterior não havia sido homologado e ainda teria validade”, explicou.

A decisão aponta que a abertura de novo concurso corresponde à abertura de novas vagas, que devem ser aproveitadas com os candidatos remanescentes do concurso anterior para os mesmos cargos, já que o certame não foi homologado.

O desembargador Marcelo Câmara Rasslan, da Segunda Seção Cível do TJ/MS, ressaltou na decisão que “A não homologação do concurso permite que ele continue válido indefinidamente. Isto provocará, talvez, a convocação de todos que a ele se submeteram e foram aprovados”, disse.

Recorrer

O governo do Estado ainda pode recorrer da decisão. Como estamos fora do expediente, não podemos contactar a administração estadual.

Nos siga no Google Notícias