ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Falta de macas prejudica atendimento do Samu em Campo Grande

Wendell Reis | 12/05/2012 07:54

Das nove viaturas, apenas uma pode atender na Capital

Ambulâncias estão paradas por falta de macas na Capital
Ambulâncias estão paradas por falta de macas na Capital

Por falta de macas, nove ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão impossibilitadas de atender em Campo Grande. Funcionários do Samu, que pediram para não ser identificados, não se identificar revelaram que hoje (12) apenas uma unidade, do bairro Aero Rancho, está disponível para atender.

O problema de falta de macas já ocorre há pelo menos dois meses. O Campo Grande News apurou que o Samu passou por um grande apuro na manhã deste sábado, quando teve que atender uma gestante em trabalho de parto.

Para corrigir o problema e evitar que a situação do paciente se complique, o Samu vai até o local do resgate e, se preciso, é obrigado a solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros para que o paciente seja transportado. Todavia, o Corpo de Bombeiros também sofre do mesmo problema na Capital, principalmente por conta dos acidentes de trânsito, considerado o gargalo do sistema público de saúde.

As macas estão retidas no Hospital Universitário e no Hospital Regional. Isso acontece porque o paciente é transportado ao hospital e precisa ficar internado.

Por falta de vagas, ele acaba no corredor, utilizando a maca onde foi transportado. A falta de maca impossibilita o atendimento a casos mais graves, como pacientes gestantes e que precisam usar colar cervical.

Uma das unidades Alfa do Samu já está parada há três dias por falta de macas. A situação é ainda pior por conta do tempo chuvoso em Campo Grande, onde os acidentes costumam aumentar.

Nos siga no Google Notícias