ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Governo lança plano para garantir “Políticas Públicas para Mulheres”

Carlos Martins | 01/03/2013 11:57
Governador fez o lançamento do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (Foto: Rachid Waqued)
Governador fez o lançamento do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (Foto: Rachid Waqued)

No dia em que foram abertas as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora no próximo dia 8 de março, o governo do Estado lançou hoje o 1º Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Com o auditório da Governadoria repleto, por autoridades, dirigentes de várias entidades, prefeitos e vereadores e mulheres representando diversos segmentos, o governador André Puccinelli fez o lançamento das políticas e disse que o plano é um estímulo que o governo do Estado dá para que a sociedade participe de forma atuante, mostrando que Mato Grosso do Sul inova nesse setor e inicia um marco a nível nacional.

Puccinelli disse que as mulheres vêm conquistando direitos ao longo dos anos e que u dessas conquistas se deu em 1932 quando elas passaram a ter direito ao voto e que a Lei Maria da Penha também foi um marco. Ele lembrou que quando foi para a prefeitura, metade das secretarias eram ocupadas pelas mulheres, e metade pelos homens, e que agora, no governo do Estado, as mulheres também ocupam metade das pastas. “Não é por ser mulher que ela tem espaço garantido, mas é por ser competente, zelosa, cordata, eficiente, mais cuidadosa do que o próprio homem”, disse Puccinelli que estava acompanhada da primeira-dama, Beth Puccinelli.

Em sua fala, a vice-governadora, Simone Tebet, exortou as mulheres a continuarem a luta. “Peço que não esmoreçam, nossa causa é ainda um grande desafio”, disse Simone, destacando que, embora o governo seja comandado por um home, as mulheres ocupam importantes pastas, como as da Educação, Saúde, Administração, Recursos Humanos e da Indústria e Comércio,

Subsecretária da Mulher e Promoção da Cidadania, Tai Loschi: Plano veio para nortear diretrizes (Foto: Rachid Waqued)
Subsecretária da Mulher e Promoção da Cidadania, Tai Loschi: Plano veio para nortear diretrizes (Foto: Rachid Waqued)
Governador acompanhado de mulheres importantes para a sociedade sul-mato-grossense  (Foto: Rachid Waqued)
Governador acompanhado de mulheres importantes para a sociedade sul-mato-grossense (Foto: Rachid Waqued)

Conferências - O plano foi elaborado a partir de dados levantados em uma série de conferências e audiências públicas realizadas desde 2000 e traduz, em seu conteúdo, os anseios da sociedade. De acordo com a subsecretária da Mulher e Promoção da Cidadania, Tai Loschi, o documento foi formulado baseado nas resoluções tomadas nestes encontros. No lançamento, estava presente toda a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, composta por diversos organismos e entidades da sociedade.

“O plano veio para nortear diretrizes macro dentro dos eixos temáticos que são orientados pela secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Vem balizar e garantir que elas saiam do papel e vai contemplar as mulheres indígenas, negras, quilombolas, reeducandas, da diversidade LGBT. Mostra o compromisso do governo do Estado com as mulheres sul-mato-grossenses”, explicou a subsecretária Tai Loschi. A meta é estabelecer parcerias e articulações entre governo e Sociedade.

Os cinco eixos temáticos são os seguintes: Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher e Lei Maria da Penha; autonomia econômica e equidade no mundo do trabalho com inclusão social; saúde das mulheres e direitos sexuais e reprodutivos; educação inclusiva, não sexista e cultura e participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão.

O Plano Estadual é um conjunto de propostas dirigidas às diferentes esferas do governo estadual e da sociedade civil, que envolve e afirma o compromisso de todos os envolvidos com a equidade de gênero. Sua elaboração, envolveu em várias etapas a participação de mulheres da sociedade civil, gestoras públicas dos organismos governamentais de políticas para mulheres e das instituições parceiras da administração,

Conforme a programação, à tarde, a partir das 14h, será realizado o Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres também no auditório da governadoria. A programação prossegue até o fim do mês com eventos relacionados a “Março Mês da Mulher 2013” tanto na Capital como no interior nas coordenadorias de Políticas Públicas para a Mulher e nos Centros de Atendimento da Mulher.

Nos siga no Google Notícias