ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Hemosul de Campo Grande precisa com urgência de doação de plaquetas

Viviane Oliveira | 16/05/2012 12:53

O Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) continua registrando poucas doações de sangue por conta do período de frio.

A preocupação da unidade é manter principalmente o estoque de plaquetas que está baixo. Todas as tipagens sanguíneas são bem vindas, em especial o A e O negativo e ainda o AB positivo.

Regularmente, o Hemosul registra cerca de 120 doações por dia, sendo que a meta ideal seria de 200 bolsas de sangue. Na época de frio, o movimento cai chegando a 65 coletas. De acordo com a assessoria do Hemosul, as plaquetas só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue.

A orientação é para quem for tomar a vacina contra a gripe realizar a coleta de sangue antes, já que o corpo fica inapto para doações por um período de um mês.

Doação - As pessoas interessadas em serem doadoras precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentados. Não podem doar sangue pessoas que: tiveram hepatite depois dos dez anos de idade; doença de chagas ou tiveram relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis, pessoas infectadas pelo HIV.

O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com rua Padre João Crippa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e nos sábados das 7h às 12 horas.

Nos siga no Google Notícias