A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

26/11/2016 11:53

HU oferece consulta e orientação gratuita para prevenção ao câncer de pele

Elci Holsback e Yarima Mecchi
Mancha na pele fez com que Marta buscasse orientação (Foto: Yarima Mecchi)Mancha na pele fez com que Marta buscasse orientação (Foto: Yarima Mecchi)

Com consultas e orientações gratuitas, o HU (Hospital Universitário) em Campo Grande realiza neste sábado e domingo, dias 26 e 27, das 8h às 15h as atividades do Dia C - Dia Nacional ao Combate ao Câncer de Pele, ação realizada em todo o País, pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em parceria com o laboratório La Roche-Posay.

Veja Mais
Grupos culturais da UCDB realizam 'Cantata de Natal' no domingo
Hackathon da Águas Guariroba revela projetos para o setor de saneamento

A iniciativa conta com atendimento, diagnóstico, pequenos procedimentos para tratamento e ainda a presença do caminhão do Tour de combate ao Câncer da Pele, onde serão realizados exames de triagem.

Segundo o médico dermatologista e responsável pelo Serviço de Dermatologia do HU, Gunter Hans, a previsão de atendimento apenas neste sábado é de 1.200 pessoas e que especialmente em Mato Grosso do Sul, devido o clima local a prevenção é indispensável, independente da idade.

"As pessoas precisam ficar atentas, pois, nosso Estado tem sol predominante praticamente o ano todo e por isso, grande incidência da doença. O uso do filtro solar deve ser constante e desde criança. Não é preciso esperar ficar mais velho ou aparecer uma mancha na pele para iniciar a prevenção", alerta.

Durante o Dia C, médicos residentes, supervisionados pelo dermatologista Gunter Hans atendem ao público e, em caso de detecção de tipo mais grave da doença o paciente é orientado a procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para iniciar o tratamento.

Preocupada com uma mancha que surgiu em sua pele, a comerciária Marta Auxiliadora Tomas, 46 anos, buscou orientação nesta manhã. Acompanhada do namorado, que já teve câncer de pele, ela recebeu o diagnóstico que descartou possibilidade de doença. "Vou voltar para casa tranquila. Esse tipo de orientação é muito importante e com certeza voltarei, a prevenção é o mais importante", avalia Marta.

 

Mais de 1200 pessoas devem ser atendidas neste sábado (Foto: Yarima Mecchi)Mais de 1200 pessoas devem ser atendidas neste sábado (Foto: Yarima Mecchi)

A aposentada Isaura Oliveira, 67 anos, há quatro anos enfrenta 26 horas de viagem para vir de Matupá (MT) até Campo Grande. Após descobrir um câncer na região do nariz há 4 anos e a reincidência da doença por mais duas vezes, anualmente ela se desloca até Mato Grosso do Sul em busca de atendimento no HU.

"Minhas irmãs moram em Campo Grande e peço para que fiquem atentas às datas desse atendimento. Na minha cidade não há dermatologista e os encaminhamentos são feitos para Cuiabá ou Sinop. Quando chega um dermatologista na cidade a consulta custa mais de R$350 sem o tratamento e aqui eu não pago nada e além da consulta, já trato o que é necessário", comenta a idosa que ainda hoje passará por procedimento preventivo para tratar uma nova mancha no rosto.

Índices da doença - De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva) o câncer de pele é o tipo mais frequente diagnosticado no Brasil, responsável por cerca de 30% dos tumores malignos registrados e atinge em geral pessoas com mais de 40 anos de idade. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade. O instituto estima que até o final de 2016 quase 176 mil pessoas sejam diagnosticadas dom algum tipo de câncer de pele, sendo quase 81 mil homens e 95 mil mulheres.

Até 2013 1.769, morreram em decorrência de algum tipo da doença, sendo 1 mil homens e 769 mulheres.

Grupos culturais da UCDB realizam 'Cantata de Natal' no domingo
Será realizado no domingo (11) em Campo Grande a Cantata de Natal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que reúne o coral da universidade, os gr...
Projeto é homenageado e forma novos 'doutores palhaços' na Assembleia
O projeto Doutores Palhaço formou 43 voluntários ontem (8) em solenidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que contou também com homen...
Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Sesc debate saneamento básico
Parte das ações do Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) do Sesc-MS, foi realizado em Campo Grande nesta semana a segunda ediç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions