ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Implantação de disciplinas em escolas indígenas é conquista no Dia do Índio

Vivianne Nunes e Ítalo Milhomem | 19/04/2011 09:47

A implantação das disciplinas Cultura e Arte Indígena e Língua Terena nas escolas indígenas da Capital são consideradas grandes conquistas comemoradas hoje, no Dia do Índio. A informação foi repassada pela diretora da escola Sulivan Silvestre de Oliveira, Lucimar Trindade de Azevedo Marques, durante evento na aldeia urbana Marçal de Souza.

De acordo com ela a escola possui 400 alunos, a maioria descendentes de índios, mas há também outros estudantes que acabam aprendendo também, sobre as culturas indígenas e idomas.

“A implantação dessas disciplinas serve de modelo porque agora é lei que as escolas de nível federal tenham cultura e arte. Isso vai servir de exemplo para levar para outras escolas do Estado e do País”, argumentou.

Na oportunidade a cacique da Marçal de Souza, Enir Bezerra, agradeceu o empenho do prefeito Nelson Trad na valorização da cultura indígena. Ele lembrou que as duas aldeias urbanas de Campo Grande, a Marçal de Souza e a Darci Ribeiro, no bairro Jardim Noroeste, são projetos piloto em todo o País para a preservação da cultura e hábitos indígenas. Trad afirmou ainda que vai continuar com esse tipo de divulgação através de feiras e outros pontos que apresentam a cultura e o artesanato na cidade.

O evento em comemoração ao Dia do Índio teve música, dança e barracas de artesanato em uma feira indígena montada na escola.

Comemoração pelo Dia do Índio na Aldeia Urbana Marçal de Souza (Foto: João Garrigó)
Comemoração pelo Dia do Índio na Aldeia Urbana Marçal de Souza (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias