ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Índios ocupam prédio da Funai e cobram agenda com ministro da Justiça

Fernanda Mathias e Guilherme Henri | 07/06/2016 13:11
Índios querem que indicação do novo presidente não seja política (Foto: Marcos Ermínio)
Índios querem que indicação do novo presidente não seja política (Foto: Marcos Ermínio)

O prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande está ocupado por lideranças indígenas de Taunay, distrito de Aquidauana, que cobram agenda com o ministro da Justiça, Alexandre de Moares, para discutir a nova presidência do órgão em âmbito nacional.

A exoneração de João Pedro Gonçalves da Costa da presidência da Funai foi publicada na última semana em Diário Oficial. O ex-cacique Alcery Marques Tereno, 41 anos, uma das lideranças que participa da manifestação, afirma que os cerca de 60 índios que participam da ocupação somente deixarão o prédio com a garantia da audiência e espera que o movimento ganhe adesão de outras regionais.

Ele ressalta que sem presidente, as ações do órgão é conduzida por três diretores, prejudicando o andamento dos trabalhos. A reivindicação é que, se não houver indicação de representante das comunidades indígenas, “pelo menos que seja alguém de fato interessado na questão”e não meramente indicação política.

As lideranças também querem aproveitar ocasião para cobrar do Ministério a homologação de 17 fazendas em Aquidauana que somam uma área de 33,9 mil hectares.

Ivair Borges coordenador regional da Funai, disse que as atividades seguem normal e que após o expediente, os funcionários deixarão o prédio, ainda que as lideranças permaneçam. Ele entende que o manifesto é pacifico e defende que a Funai deva escutar as reivindicações das lideranças.

Nos siga no Google Notícias