ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com inserção de detentos no mercado de trabalho Gameleira tem evasão controlada em 20%

Paula Maciulevicius | 18/08/2011 13:10

Centro Penal rebate irregularidades apontadas pela OAB durante vistoria

Com a liberdade chegando, preso quer e pede para ficar mais na Gameleira. (Foto: Simão Nogueira)
Com a liberdade chegando, preso quer e pede para ficar mais na Gameleira. (Foto: Simão Nogueira)
Presídio lida com problemas de número insuficiente de agentes, seis a cada 24h. (Foto: Simão Nogueira)
Presídio lida com problemas de número insuficiente de agentes, seis a cada 24h. (Foto: Simão Nogueira)

Vontade de ficar no presídio mesmo depois de ter cumprido quase toda a pena de 19 anos. Parece coisa fora de cogitação, mas é a realidade do “seo” José Soares, de 60 anos, dentro do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na Capital. O motivo pessoal do detento é o trabalho na horta e lavoura do presídio. “Eu preciso disso aqui”, conta.

Já na visão de quem trabalha na Gameleira, a resposta pode vir da inserção dos detentos do semiaberto no mercado de trabalho. Do total de 519 presos, 494 trabalham fora e 25 deles no próprio Centro Penal, na cozinha, horta ou lavoura.

“É isso que é ressocialização”, avalia o agente penitenciário Valdecir da Silva Barros, de 45 anos.

E em cima dessa tarefa, de pôr os presidiários no mercado ativo, é que a taxa de evasão continua em baixa desde 2008. Segundo o diretor da unidade Edis Vilas Boas, 52 anos, o percentual é de 20%. “Isso pelo intenso ritmo de trabalho dentro da Gameleira, não tem ociosidade”, explica.

Hortaliças viram trabalho e reduzem pena nas mãos dos detentos. (Foto: Simão Nogueira)
Hortaliças viram trabalho e reduzem pena nas mãos dos detentos. (Foto: Simão Nogueira)

Sem registro de rebeliões desde a inauguração, há pouco mais de um ano, a figura do “seo” José parece exemplificar que o trabalho deu certo. Ele deve sair em outubro, mas pediu para ficar até dezembro e continua a explicação. “Se precisa de semente aqui tem, material para a horta, tem. Se sobra terra a gente planta. Aprendi a aproveitar a área”, diz.

A Gameleira tem os problemas da maioria dos presídios, lida com a falta de pessoal. São seis agentes por plantão de 24h. Mas por outro lado, o diretor acredita que a qualidade dos funcionários vale mais do que a quantidade. “Eles são de primeira, são bem poucos, mas não adianta ter volume e pouca produtividade”, ressalta.

Por conta disso a diretoria foi até a Justiça pedir para que a capacidade de abrigar mil presos, como determina o projeto, fosse reduzida para 600 vagas, o que foi atendido.

A rotina dos presos que trabalham fora obedece ao cronograma de saída a partir das 4h da manhã e chegada até meia-noite. Dentro do horário, a liberação de duas horas para o trajeto. “Se precisar entrar 8h da manhã, ele tem duas horas para chegar. E a volta é até meia-noite porque muitos estudam”, fala Valdecir.

O campo de trabalho está dentro das 120 empresas conveniadas, entre iniciativas públicas e privadas, que diminuem a cada três dias trabalhados um dia de pena.

Para os que trabalham dentro do presídio, serviço é o que não falta. Além da cozinha, duas hortas e uma lavoura que somam mais de 60 hectares de área plantada com arroz, hortaliças, maracujá, melancia e pés de eucalipto.

Vistorias - Na última terça-feira, a Comissão de Advogados Criminalistas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), vistoriou o presídio da Gameleira e apontou pelo menos uma irregularidade no local, quanto a privacidade da sala de conversa entre advogados e detentos.

A OAB divulgou em seu site que o presidente da Comissão, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues, afirmou que o local é “inadequado”, e não oferece privacidade entre os clientes.

Agente questiona o que de irregular saltou aos olhos da comissão da OAB. (Foto: Simão Nogueira)
Agente questiona o que de irregular saltou aos olhos da comissão da OAB. (Foto: Simão Nogueira)

Sobre a vistoria da Comissão, a diretoria da Gameleira rebate. De acordo com o agente Valdecir, a OAB alegou uma série de irregularidades e divulgou a afirmação do presidente da Comissão que não compareceu ao local. “Achei estranho de falar e não ter vindo aqui, não é que a gente está acobertando até queremos mostrar para ter melhorias”, completa Valdecir.

A direção do Centro Penal mostrou a sala apresentada como “inadequada” ao Campo Grande News. Três cabines que separam por um vidro os advogados dos presos. “Aqui é um semiaberto, não adianta uma estrutura de Máxima, é isso que eles querem? Uma sala só para eles? Eles tem privacidade aqui, é só porque tem uma janela?” questiona Valdecir.

No momento em que o Campo Grande News esteve lá, um advogado falava através da sala, com o cliente preso. Sebastião de Souza, de 69 anos, não confirma que a sala não dê a privacidade suficiente para uma conversa.

“Tive liberdade total, não tenho nenhuma queixa do ambiente. É o que a gente precisa para uma conversa”, explica.

A comissão da OAB pretende ainda visitar todos os presídios do Estado para verificar, segundo Luiz Carlos Saldanha Rodrigues, um acordo firmado em 2009 prevendo a melhoria das instalações.

Conforme a OAB divulgou, um relatório com as falhas encontradas na Gameleira será apresentado ainda este mês e divulgado no site.

Nos siga no Google Notícias