ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Jogo de perguntas e respostas é alternativa do Detran para conscientizar alunos

Aliny Mary Dias | 29/07/2013 10:58
Gincanas continuam durante a semana em 5 escolas da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Gincanas continuam durante a semana em 5 escolas da Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Uma competição de perguntas e respostas é um dos caminhos encontrados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para ensinar regras de trânsitos a alunos do ensino fundamental de cinco escolas de Campo Grande. A campanha de volta às aulas começou nesta segunda-feira (29) e deve continuar durante toda a semana.

Organizada pelo setor de educação do Detran, a gincana deste segundo semestre irá atender cerca de 1,7 mil alunos do 5º ao 9º ano de cinco escolas públicas da Capital. A mudança com relação aos outros anos é a redução de escolas atendidas.

“Nós resolvemos diminuir o número de escolas para fazer um trabalho mais completo em cada uma. Escolhemos quatro escolas que são bem sinalizadas e outra que tem problemas, isso será bom para gente englobar todas realidades”, afirma o coordenador da campanha, Ivar Custódio da Silva, de 30 anos.

Para incentivar as crianças, as equipes vencedoras da competição ganharão bolas e redes de vôlei que serão deixadas nas escolas e outras dadas aos alunos. O objetivo do Detran é esclarecer para as crianças e adolescentes três pontos principais: regras de circulação, faixa de pedestre e direção defensiva.

O coordenador da campanha explica que muitos pais acabam mudando de hábito por serem cobrados pelas crianças. “A gente sabe que tem muita criança que sai da gincana e começa a cobrar o pai para prestar atenção no trânsito. Isso é importante para conscientizá-los e reduzir os índices de acidentes”, afirma.

Para Isabela, jogos são importantes para ensinar regras aos colegas (Foto: Marcos Ermínio)
Para Isabela, jogos são importantes para ensinar regras aos colegas (Foto: Marcos Ermínio)

A primeira escola a receber a campanha desse semestre é a Etalívio Pereira Martins, localizada no bairro Monte Castelo em Campo Grande. Com balões e coletes coloridas para chamar a atenção das crianças, cada sala escolheu um líder para representar a turma no jogo.

As perguntas sobre regras de trânsito são feitas aos alunos que têm alguns minutos para escolher entre três alternativas.

Para Isabela Goligan, de 12 anos e aluno do 7º ano, ao jogo incentiva os colegas para aprenderem sobre as regras. “Quando a professora falou que ia ter a gincana a gente estudou as regras. Eu sempre falo para o meu pai diminuir a velocidade quando ele vem me trazer para a escola”, conta a menina.

Nos siga no Google Notícias