ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Justiça manda família vender casa para por fim à briga entre irmãos

Bruno Chaves | 16/01/2014 13:50

Por decisão da Justiça, os irmãos Ferreira Elias terão que vender o imóvel da família, por meio de leilão, em um valor de, no mínimo, R$ 262 mil. A decisão é da 3ª Vara Cível de Campo Grande, que julgou correta a ação movida por Patrícia contra o irmão Franciomar.

Patrícia contou, nos autos do processo, que é dona com o irmão de uma casa que fica no loteamento Vila Espanhola. Ela afirmou que o irmão não concorda com a venda do imóvel e acredita que é necessária a alienação do bem.

Para argumentar, ela justificou que não tem interesse em continuar a ser coproprietária da residência e que passa por uma séria crise financeira. Dessa forma, ela entrou com ação pedindo o leilão da casa e que o valor arrecadado seja dividido em 50% para ela e para Franciomar.

O irmão contestou. Segundo a assessoria do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), ele disse que Patrícia não dá o direito de preferência a ele e que a mãe dos dois deve ser citada para acompanhar o processo, uma vez que a genitora vive no imóvel alvo de disputa.

Franciomar ainda afirmou que a mãe deles usou os recursos do seguro de vida para comprar a casa, que foi colocada em nome dos filhos. O irmão também conta, no processo, que por uma desavença familiar a irmã contratou um advogado, causando desgosto a sua mãe.

Ele sustentou que possui total interesse na compra da parte da irmã do imóvel, por meio de parcelamento ou outra forma de quitação que seja menos onerosa.

Decisão – Conforme o juiz, o artigo 1.322 do Código Civil estabelece que quando o bem for indivisível e os proprietários não quiserem vender a propriedade a um só, indenizando os demais, o bem deverá ser vendido.

Na decisão, o juiz acrescentou o entendimento teórico jurídico no qual a comunhão de um bem não é a modalidade natural da propriedade, é um estado anormal, muito frequentemente causador de rixas e desavenças.

Desse modo, “à luz dos dispositivos legais acima mencionados, verifica-se induvidosamente, a possibilidade jurídica de o condômino requerer, a qualquer tempo, a divisão de coisa comum, com a conseqüente alienação judicial do bem, quando, por circunstância de fato ou por desacordo, não for possível o uso e gozo em conjunto do imóvel indivisível, sendo que a pretensão de extinguir essa copropriedade pode ser exercida a qualquer tempo”.

Nos siga no Google Notícias