ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça manda UFMS reintegrar dois professores demitidos

Aline dos Santos | 16/07/2012 10:07

Efetivos do curso de História, eles foram exonerados em dezembro de 2010 e desde então há uma briga na Justiça

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) reintegrou os professores Cezar Augusto Carneiro Benevides e Nanci Leonzo ao quadro de servidores. A decisão, publicada hoje no Diário Oficial da União, atende a uma sentença judicial.

Efetivos do curso de História, eles foram exonerados em dezembro de 2010 e desde então há uma briga na Justiça. A demissão dos professores foi marcada por troca de acusações e denúncia de perseguição. À época, em 2010, a UFMS informou, via assessoria de imprensa, que as demissões foram resultados de uma sindicância.

Em abril do ano passado, os professores voltaram ao quadro de servidores por decisão judicial. Porém, de acordo com Cézar Benevides, a UFMS abriu outro procedimento interno que resultou em demissão.

As decisões foram baseadas num fato que aconteceu em 2006, quando os professores providenciaram a aquisição de livros, “em desvio de finalidade do convênio Fadems (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul)/UFMS Vestibular 2007, sem licitação dispensa ou inexigibilidade”.

O professor confirmou que comprou em meados de 2006 um acervo de aproximadamente 2,5 mil livros de uma coleção da professora Nanci Leonzo, mas que a compra foi regular.

Cezar e Nanci viveram juntos entre o fim da década de 80 e início da década de 2000. Segundo Benevides, a reitora Célia Maria da Silva Oliveira atribuía ao relacionamento um jogo de interesses para adquirir o acervo.

Nos siga no Google Notícias