ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Justiça proibe universidade de cobrar valor extra de alunos com Fies

Paulo Yafusso | 19/05/2016 19:46
Defensoria Pública decidiu entrar com a Ação Civil depois de receber várias reclamações (Foto: Arquivo)
Defensoria Pública decidiu entrar com a Ação Civil depois de receber várias reclamações (Foto: Arquivo)

A Defensoria Pública conseguiu na justiça liminar a uma Ação Civil Pública, que proíbe a Uniderp/Anhanguera de cobrar valores extras de alunos beneficiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e adotar medidas restritivas àqueles que não liquidaram os boletos emitidos. A defensora Jane Inês Dietrich disse que decidiu-se pelo ingresso da ação a partir de reclamações de estudantes de medicina, das irregularidades que estavam sendo praticadas pela direção da instituição.

Segundo a defensora, as reclamações surgiram em maio, quando os acadêmicos de medicina procuraram a Defensoria Pública para reclamar que a Uniderp/Anhanguera estava cobrando valor extra, mesmo daqueles que tinham 100% de Fies. E aqueles que não pagaram os boletos, passaram a receber sanções, como não ter o acesso ao Portal para apresentação de trabalhos. Também não tinham acesso aos estágios.

“Sanções pedagógicas é vedada e a direção da instituição sabe disso”, afirmou Jane Dietrich. Ela enfatizou que entrar com a Ação Civil foi o único recurso encontrado pela Defensoria, tendo em vista que a instituição “é intransigente com relação a acordo extrajudicial”. A Defensora disse ainda, que embora a reclamação tenha partido de acadêmicos do curso de medicina, verificou-se que o problema afeta também alunos de outros cursos, como engenharia civil, direito, engenharia de controle de automação.

Na petição, a Defensoria faz constar que “os alunos foram comunicados via DCA – Diretório de Controle Acadêmico, e via DA – Diretório Acadêmico, que aqueles que não efetuassem os pagamentos dos boletos referentes à diferenças imputadas (…) teriam o acesso ao ambiente virtual bloqueados para as atividades pedagógicas interativas, bem como seriam impedidos de realizar as provas e seus nomes seriam retirados da lista de presenças, e também não poderiam participar de oficinas de trabalho e nem assistir aulas virtuais constantes na grade curricular”.

A Ação foi impetrada na última terça-feira (17) e distribuída ontem para a 2 ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. E no final da tarde desta quinta-feira, o juiz David de Oliveira Gomes Filho deu a decisão liminar, com seis determinações a serem cumpridas. Entre elas, determinando que a Uniderp/Anhanguera permita aos alunos que realizem as avaliações e os trabalhos pedagógicos, mantenha o nome dos alunos da lista de presença e que se abstenha de bloquear os acessos dos alunos ao sistema e que os acadêmicos façam a segunda chamada sem ônus financeiro.

O juiz determina ainda que a instituição faça a rematrícula nos semestres seguintes, mesmo que existam pendências financeiras e que seja suspensa a cobrança de adicionais. Ao final, o magistrado fixa multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento de cada uma das ordens (no total são seis),sendo que o valor deve ser destinado em favor do aluno prejudicado. Jane Dietrich alerta que o Fies não é uma bolsa de estudo e sim um financiamento estudantil, que o aluno vai pagar depois que concluir o curso.

O Campo Grande News procurou a Uniderp/Anhanguera, e a instituição informou que prefere não se manifestar no momento.

Nos siga no Google Notícias