ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Mãe acorrentou filho em ato de desespero para protegê-lo, diz Polícia

Nadyenka Castro e Paula Maciulevicius | 31/10/2011 19:54

Garoto já fugiu de casas várias vezes, foi expulso de cinco escolas e há suspeitas que esteja envolvido com a venda de drogas

Correntes e cadeados usados para prender criança. (Foto: Simão Nogueira)
Correntes e cadeados usados para prender criança. (Foto: Simão Nogueira)

Para a Polícia Civil, a mulher de 30 anos autuada por maus tratos nesta segunda-feira acorrentava o filho de 12 anos em atitude desesperada de proteção. “É uma mãe desesperada tentando proteger o filho”, resume o delegado João Reis Belo, que nesta tarde ouviu os dois personagens de uma triste situação que pode ser a realidade de muitas outras famílias.

O menino fugia de casa constantemente e para evitar as ‘fugas’, a mãe o prendia. Ele ficava com os pés acorrentados a uma cadeira na varanda da residência localizada no bairro Guanandi.

Conforme o delegado, o garoto não era agredido, não ficava sem alimentos, nem preso em um local fechado e ainda não era acorrentado todos os dias, situação que poderia caracterizar cárcere privado.

Segundo João Reis Belo, os relatos de mãe e filho coincidem, o que indica que nenhum deles mentiu. Ambos falam que a situação é geralmente pela manhã e quando a mãe sai. Ao retornar, o menino é solto.

A mulher o acorrenta, segundo versão apresentada ao delegado, porque o garoto já fugiu de casa várias vezes. Em uma delas ficou quatro dias sem aparecer na residência e até a Polícia foi acionada.

Por várias vezes a criança só volta para casa quando o pai o encontra nas ruas e ele até falou já vendeu entorpecentes. Por causa disso, a Polícia suspeita, de acordo com o delegado, que ele possa estar sendo usado no tráfico de drogas. “A gente suspeita porque não tem outra justificativa para ele estar nas ruas”, avalia o delegado.

“Ela fez isso porque não tinha outra alternativa. Não justifica, é claro, mas ela fez porque não tinha mais o que fazer”, fala João Reis Belo, que autuou a mulher pelos crimes de maus tratos e excesso no meio de correção e disciplina. Ela assinou Termo de Circunstanciado de Ocorrência e foi liberada.

De acordo com o delegado, a mulher já procurou ajuda para ajudar na situação. O menino já foi expulso de cinco escolas, alega não ser usuário de drogas e aparenta não ser agressivo. Ele não tem lesões pelo corpo.

A mãe está abalada emocionalmente e não aparenta desequilíbrio. O caso chegou até a Polícia Militar através de denúncias anônimas.

A reportagem entrou em contanto com a família, mas ninguém quis dar entrevista.

Nos siga no Google Notícias