ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mansão de traficante será base de operações contra crimes na fronteira

Ricardo Campos Jr. | 20/08/2016 14:45
Casa que pertenceu a criminoso agora será usada para desenvolver ações de combate ao crime na região de fronteira (Foto: Marcos Ermínio)
Casa que pertenceu a criminoso agora será usada para desenvolver ações de combate ao crime na região de fronteira (Foto: Marcos Ermínio)

A mansão luxuosa onde vivia o traficante Odir Fernando dos Santos Corrêa, preso durante a operação Nevada, será transformada em um núcleo de inteligência focado no combate ao crime organizado nas regiões de fronteira em Mato Grosso do Sul.

O juiz federal Odilon de Oliveira disse ao Campo Grande News que o pedido de cedência do imóvel, feito pela PF (Polícia Federal), será assinado no início da semana, possivelmente na segunda-feira (22).

Conforme o magistrado, a solicitação já foi aprovada pelo MPF (Ministério Público Federal). Além do espaço, os móveis que outrora pertenceram a Odir também poderão ser utilizados para compor a central onde serão arquitetadas operações para desmantelar quadrilhas ligadas ao tráfico.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, explica que núcleos semelhantes devem ser instalados no Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, todos bancados pela União.

A equipe, segundo ele, será composta por dez policiais militares, dez policiais civis, dez policiais federais e seis policiais rodoviários federais, totalizando 36 pessoas trabalhando para ao menos reduzir a entrada de entorpecentes e armas no país por Mato Grosso do Sul.

Ele não soube dizer qual o repasse mensal para manter o núcleo, que ainda não tem data para começar a operar.

Fronteira fechada – Além de integrar a ação do Governo Federal, Mato Grosso do Sul também faz parte do Pacto Interestadual de Segurança Pública, cujo trabalho é voltado para as divisas entre as unidades federativas que compõem o acordo.

Recentemente, um trabalho conjunto com a polícia de Mato Grosso resultou na prisão de parte de uma quadrilha que havia roubado um banco em Sonora. O grupo agia também no estado de Goiás.

O acordo, que faz parte do Consórcio Brasil Central, também prevê troca de tecnologias e estratégias de ação entre os estados.

Nos siga no Google Notícias