ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Marcada por simplicidade, missa em mosteiro abre celebrações na Capital

Bianca Bianchi | 24/03/2016 21:12
Cerca de 40 fiéis compareceram à capela do Mosteiro na noite desta quinta-feira (Foto: Alan Nantes)
Cerca de 40 fiéis compareceram à capela do Mosteiro na noite desta quinta-feira (Foto: Alan Nantes)

Simplicidade. Essa é a palavra que marca a Missa de Instituição da Eucaristia e Lava pés celebrada nesta quinta-feira (24) pelo Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, no Mosteiro Cisterciense de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. O evento abriu as celebrações de Páscoa, que seguem até domingo (27), com a encenação da Paixão de Cristo, Vigília Pascal e a Ressurreição.

Mesmo com a chuva que caiu no início da noite, a pequena capela do Mosteiro reuniu cerca de 40 fiéis, que acompanharam a missa que retrata a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que anuncia que será morto. Dez monjas do mosteiro também acompanharam a celebração, que durou cerca de uma hora e meia.

Um dos pontos altos da missa é o momento que reproduz o relato de João, nos versículos de 1 a 17 do capítulo 13 da Bíblia, quando Jesus lava os pés de seus discípulos. Na noite dehoje, Dom Dimas lavou os pés de 12 fiéis, que representavam os 12 discípulos de Cristo.

“Lavar os pés uns dos outros, incluindo os dos nossos traidores, não é fácil. Mas, precisamos repetir o gesto de Jesus, com esse ato de humildade e perdão”, declarou o arcebispo.

Na sequência, fiéis acompanharam o rito onde o Santíssimo, que representa o corpo de Cristo, é levado para o sepulcro, de onde só será retirado no domingo de Páscoa, que marca a ressureição.

Um dos pontos altos da celebração, o momento de lava pés (Foto: Alan Nantes)
Um dos pontos altos da celebração, o momento de lava pés (Foto: Alan Nantes)

Por tradição, esse evento é celebrado por Dom Dimas todos os anos na Catedral Nossa Senhora da Abadia, em Campo Grande, marcado por grande número de fiéis. Hoje, a simplicidade do local e da celebração chamou a atenção.

“Páscoa significa passagem, é a nossa passagem da morte para a vida, do pecado para a graça. Momento de voltarmos para a nossa intimidade, o nosso silêncio. Esse lugar é bem propício para isso”, comentou Dom Dimas.

Programação – As celebrações de Páscoa seguem até domingo. Confira a programação da Arquidiocese de Campo Grande:

25 de março – Sexta-feira Santa
15h – Celebração da Paixão de Cristo com a presença do arcebispo dom Dimas Lara Barbosa no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na Rua Cel. Cacildo Arantes, nº 408, na Chácara Cachoeira. Informações: (67) 3042-7765

26 de março – Sábado de Aleluia
20h - Vigília Pascal, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paroquia Santo Antônio, na Travessa Lydia Baís, s/nº, Centro. Informações: (67) 3321-9886

27 de março – Missa de Páscoa
09h – Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Dimas Lara Barbosa na paróquia Cristo Luz dos Povos, na Avenida Bandeirantes, 2306 – Bairro Nova Bandeirantes. Informações: (67) 3222-8321/ 9130-2150
17h – Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Dimas Lara Barbosa na Sede dos Arautos do Evangelho, na Avenida Roterdam, 540 – Bairro Rita Vieira.

Confira a galeria de imagens:

  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
  • Foto: Alan Nantes
Nos siga no Google Notícias