ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Médicos faltam e plantão fica prejudicado em postos de saúde

Sesau busca outros profissionais para cobrir escala e normalizar atendimento; Ausentes ainda apresentaram justificativa

Yarima Mecchi | 16/06/2017 10:18
Posto de Saúde do bairro Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)
Posto de Saúde do bairro Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)

Com o feriado prolongado, médicos faltaram ao plantão e prejudicam atendimento nos postos de saúde de Campo Grande, nesta sexta-feira (16). No CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Nova Bahia apenas um médico estava trabalhando, no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino faltaram pediatras e um clinico geral.

Os pacientes que procuravam a unidade do Nova Bahia estavam sendo orientados a procurar outro posto. De acordo com uma funcionária que não quis se identificar, o único médico plantonista está atendendo apenas os casos de urgência e emergência, e priorizando casos encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros. A previsão era de três médicos na escala hoje.

O marido de uma paciente que precisou de atendimento, e não quis se identificar, disse que precisou brigar para que a esposa fosse atendida. Ele não soube explicar o que ela tinha, mas afirmou que estava com muita dor no abdômen.

"Eu tive que brigar para o médico atender, só tem um e eu vi ele falando para não tirar ficha porque não estava dando conta", declarou.

Médicos faltam e plantão fica prejudicado em postos de saúde

No posto de saúde do bairro Coronel Antonino o salão de espera estava lotado e de acordo com um funcionário, que não quis se identificar, apenas três dos cinco pediatras que estavam na escala foram trabalhar, além da falta de um dos seis clínicos gerais.

Com infecção, a dona de casa Rayanne Maria Mendonça, de 20 anos, disse que tem ido todos os dias no UPA para tomar remédio e hoje notou que estava mais lotado.

"Eu tenho que vim todo dia para tomar o remédio na veia. Desde segunda-feira estava sendo rápido, mas hoje esta demorando. O duro são as crianças que ficam esperando, não entende", desabafou.

Posto de Saúde do bairro Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)
Posto de Saúde do bairro Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)

Escala - O coordenador de urgência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Yama Higa, disse que os médicos que faltaram ainda não justificaram para a secretaria o motivo, mas destacou que esta em busca de outros profissionais para desafogar as unidades.

"Tem uma secretaria atras para conseguir algum médico que vá cobrir o plantão. Nosso principal problema esta nesses dois postos (Nova Bahia e Coronel Antonino). Só temos dois postos com pediatras e falta prejudica", afirmou.

Os faltosos tem 24h para justificar a ausência no plantão. Yama destacou que a prefeitura esta tentando contratar mais médicos. "Existe uma carência grande do quadro médico, estamos tentando fazer contrato, mas a adesão em baixa. Tem pouco, principalmente pediatra", disse.

Nos siga no Google Notícias