ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Militares do Exército recebem treinamento para missão de paz no Haiti

Mariana Lopes | 11/04/2013 13:56
Militares receberam treinamento de de Evacuação Aero-Médico e de Operações Aeromóveis (Fotos: Marcos Ermínio)
Militares receberam treinamento de de Evacuação Aero-Médico e de Operações Aeromóveis (Fotos: Marcos Ermínio)

Militares do Exército, que atuam na área da Saúde, recebem treinamento nesta quinta-feira (11), para atuarem na Missão de Paz da ONU no Haiti. No total, são 20 homens e mulheres de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que vão para a zona de conflito do país latino.

Na manhã de hoje, o treinamento foi de teoria e palestras, ministradas por militares que já serviram em missão no Haiti. Durante a tarde, será hora de colocar a mão na massa, com simulações de Evacuação Aero-Médico e de Operações Aeromóveis. O treinamento acontece no 3º Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande.

Os militares foram selecionados em novembro e na próxima semana embarcam para Cuiabá, onde ficam por 20 dias para o treinamento final antes de serem enviados para a missão.

“Mapearam a cidade com regiões semelhantes ao Haiti, em relação também à situação social, e os militares passarão por situações semelhantes às que acontecem lá”, explica o comandante do 3º Batalhão de Aviação do Exército de Campo Grande, coronel Marcílio Muniz.

A capital mato-grossense receberá todos os militares brasileiros, no total 1300, que vão para o Haiti no próximo mês, a partir do dia 13. O treinamento será no 44º Batalhão de Infantaria de Cuiabá.

A 1º tenente Regina Raffaele compõe a equipe de saúde e atuará na missão como dentista
A 1º tenente Regina Raffaele compõe a equipe de saúde e atuará na missão como dentista
Militares passam por situações de resgate semelhantes às que viverão no Haiti
Militares passam por situações de resgate semelhantes às que viverão no Haiti

O tempo que antecede a ida dos militares para o Haiti é de preparação e ansiedade. Militar temporária, a 1º tenente Regina Raffaele, que trabalha como dentista no Hospital Militar de Campo Grande, foi selecionada para atuar na missão e garante que é um “up” para a carreira dela.

“Vestir a farda e ir representar meu país foi um presente que recebi do Exército”, enfatiza. Além da experiência profissional, ela acredita que a experiência irá agregar a ela valores humanos e espirituais. “Tenho certeza que não vou voltar a mesma pessoa de lá”, diz Raffaele.

O conhecimento dos veteranos, de quem já esteve na linha de conflito, foi essencial no treinamento. O 3º sargento José Antônio da Silva contou um pouco do que viveu em seis meses de missão no Haiti, e garante que foi o ápice da carreira.

“Cumprir o que fomos treinados para fazer, ajudar as pessoas, salvar vidas, é uma sensação indescritível”, expressa. Ele fez parte da segunda equipe enviada ao país depois do terremoto, em 2010, e atuou na missão como enfermeiro, no resgate de linha de frente.

Segundo o 3º sargento, o Haiti enfrente violência de gangues, conflitos políticos e ainda tenta se levantar do terremoto, que ocorreu em 2010.

O coronel Muniz, que também atuou no Haiti durante um ano, explica também que o foco da missão dos militares enviados é o próprio batalhão brasileiro, que fica no país para controlar as situações de conflitos, mas os militares da saúde também prestarão serviço à população haitiana.

A quipe de saúde que será enviada para o Haiti conta com profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Durante a manhã de hoje, treinamento foi teórico, com palestras de veteranos
Durante a manhã de hoje, treinamento foi teórico, com palestras de veteranos
Militares se preparam para resgate
Militares se preparam para resgate
Nos siga no Google Notícias