ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Moradores filmam rua "problema" no Otávio Pecora novamente alagada

Natalia Yahn e Luana Rodrigues | 19/02/2016 12:54
Rua Jaburu, no Otávio Pecora, na manhã desta sexta, após nova inundação que deixou moradores ilhados ontem (18). (Foto: Marcos Ermínio)
Rua Jaburu, no Otávio Pecora, na manhã desta sexta, após nova inundação que deixou moradores ilhados ontem (18). (Foto: Marcos Ermínio)

A Rua Jaburu, no bairro Otávio Pecora – região norte de Campo Grande – foi totalmente encoberta pela água da chuva no fim da tarde de ontem (18). Moradores sofreram mais uma vez com o alagamento das casas e da rua, que ficou intransitável. A mesma rua já foi inundada pelo menos três vezes desde dezembro do ano passado. A água tomou a via nos dias 3 e 25 de dezembro de 2015, e novamente ontem (18).

A secretária Maura da Silva, 50 anos, que tem uma casa no local enviou um vídeo para o canal Direto das Ruas. Nas imagens é possível ver o desespero de um dos moradores para impedir a entrada da água dentro da casa. “No Pécora foi um sufoco, entrou água nos quintais das casas. Imagine nosso sufoco. E a Prefeitura diz q não tem verbas pra resolver o problema”, afirmou Maura.

A casa dela, que já sofreu três inundações – a primeira em novembro de 2013, e as dois últimas nos dias 3 e 25 de dezembro de 2015 –, desta vez não foi invadida pela água. “Estamos reformando a casa, pintamos, tiramos a garagem e fizemos o muro. Mas não tem condição de venda, só que para alugar tem gente interessada. Estamos morando em um salão comercial mesmo tendo um casa lindinha, um pesadelo”.

Ela esta desalojada desde o segundo alagamento da casa, em dezembro do ano passado. Junto com o marido e dois filhos estão morando temporariamente em um salão comercial que pertence a familiares, no bairro Taveirópolis. “Perdi tudo duas vezes, e na terceira vez que a água invadiu minha casa eu já não estava mais morando lá, tive que abandonar tudo. É muito sofrimento”, afirma.

Os moradores abriram as tampas das bocas de lobo, para ajudar no escoamento da água da chuva. (Foto: Marcos Ermínio)
Os moradores abriram as tampas das bocas de lobo, para ajudar no escoamento da água da chuva. (Foto: Marcos Ermínio)

O cenário da Rua Jaburu na manhã de hoje (19) era bem diferente do registrado no vídeo, onde é possível ver até um carro parcialmente coberto pela água.

Cientes do problema recorrente os moradores desenvolveram técnicas para impedir que a água entre nas residências. Vale tudo, desde tapumes nos portões, paletes nas calçadas, usar a própria força (como o rapaz que aparece no vídeo), ou mesmo abrir manualmente as grades dos bueiros.

Maria Aparecida Garoni mora no local há 30 anos e afirma que a chuva de ontem (18) foi a pior que já presenciou. “Mesmo assim não estragou nenhuma casa, graças a Deus! A gente demora muitos anos para comprar nossas coisas e a chuva vem e destrói em um minuto”, disse.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Walmir Barbosa Lima, informou que foram registados 82 milímetros de chuva ontem (18), em toda a cidade. Também caíram 18 árvores em várias regiões. “Foram dois alagamentos, no Monte Castelo e no Jardim Anache, região do Nova Lima, e duas inundações, nas avenidas Ernesto Geisel e Capibaribe. Além do solamento na Rua Jerônimo de Albuquerque onde a água infiltrou por baixo do asfalto e as placas saíram”, afirmou.

Direto das Ruas - A sugestão acima, foi enviada à redação do Campo Grande News via WhatsApp, pelo canal Direto das Ruas. Pelo número (67) 9687-7598 ou então pelo e-mail redacao@news.com.br, podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos.

Nos siga no Google Notícias