ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Moradores vivem expectativa para conclusão das Orlas Morena II e Ferroviária

Fernando da Mata | 25/02/2012 09:19

Segundo a prefeitura da Capital, cerca de 25% das obras na Orla Morena II foram feitas; na Ferroviária, o índice passa de 31%

Trecho da futura Orla Morena II, ao lado da rua 14 de Julho (Fotos: Fernando da Mata)
Trecho da futura Orla Morena II, ao lado da rua 14 de Julho (Fotos: Fernando da Mata)
Parte da Orla Ferroviária entre as ruas Cândido Mariano e Maracaju (Foto: Fernando da Mata)
Parte da Orla Ferroviária entre as ruas Cândido Mariano e Maracaju (Foto: Fernando da Mata)

Locais importantes no projeto de revitalização do Centro de Campo Grande, as Orlas Morena II e Ferroviária estão tomando forma aos poucos. O avanço dos trabalhos de homens e máquinas nas obras dos complexos, que seguem o traçado da antiga linha férrea, deixam os moradores da região na expectativa.

Residente na avenida Noroeste, à margem da futura orla, a costureira Osvalda Garcia de Medeiros, de 56 anos, ressalta que as obras vão valorizar a casa onde mora e torce para tudo ficar bonito.

“Eu queria que terminasse logo, porque tem muita poeira e mato. Mas na hora que ficar pronta, vai fica ótimo. Não vejo a hora de ver o trenzinho passando aqui na frente da minha casa”, destacou a costureira, sobre um dos aspectos da obra.

Para a professora aposentada Sônia Aparecida Santos, 55 anos, os moradores esperavam a melhoria no local há muito tempo. “Antes, era matagal, estava praticamente abandonado”.

Olhando para os homens e máquinas trabalhando, o mecânico Gilberto Jacinto Oliveira, 40 anos, está ansioso para ver o resultado. “A gente olha, mas fica meio indefinido. Única coisa que eu sei é que vai passar trenzinho”.

Com terreno ‘colado’ na linha férrea, a dona de casa Eda Maria Vider, 49 anos, quer melhorias para o local.

“Aqui vai ficar muito bonito. Vai ter lazer para as crianças, futebol, local para andar de bicicleta. Quero até montar uma equipe para vender lanches e sucos na Orla”, explicou dona Eda.

Uma preocupação dos moradores da região é com a segurança, pois eles temem que a Orla vire local para concentração de marginais. Por isso, o pedido de reforço no policiamento é quase que unanimidade. Outra solicitação é a instalação de uma passarela que liga a avenida Noroeste à rua 14 de Julho.

Trilhos da antiga linha férrea permeiam as duas orlas (Foto: Fernando da Mata)
Trilhos da antiga linha férrea permeiam as duas orlas (Foto: Fernando da Mata)

Andamento - A Orla Morena II compreende o trecho entre as ruas Plutão e Eça de Queiroz, margeando as avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo, além da rua 14 de Julho. Segundo a prefeitura de Campo Grande, quase 25% das obras no local foram executadas.

Além do trem urbano que ligará o futuro Centro de Belas Artes até a antiga Estação Ferroviária, pistas de caminhada e ciclovia compõem o projeto.

Por falar em Ferroviária, a outra Orla, que carrega esse nome, está 31% concluída, de acordo com a prefeitura. Também seguindo o traçado da antiga linha férrea, complexo ficará entre as avenidas Afonso Pena e Mato Grosso.

Até agora, foram feitas na Orla Ferroviária: limpeza de terreno; instalação do canteiro de obras; execução de 655 m de drenagem, 635 m de rede de água e 780 m de rede de esgoto; 16 ligações domiciliares de esgoto; iluminação pública no trecho entre a Afonso Pena e a rua Maracaju; execução de calçada em petit pavet e rede de irrigação no trecho entre a Afonso Pena e a rua Candido Mariano.

Nos siga no Google Notícias