ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mototaxistas comemoram fim do ‘olhômetro’ na cobrança de corridas

Prefeito assinou decreto que autoriza a instalação do medidor

Mayara Bueno e Rafael Ribeiro | 13/02/2017 10:26
Mototaxistas foram à Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Richelieu de Carlo),
Mototaxistas foram à Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Richelieu de Carlo),
Capital é a primeira no Brasil a ter o aparelho, afirma Sindicato dos Mototaxistas. (Foto: Rafael Ribeiro).
Capital é a primeira no Brasil a ter o aparelho, afirma Sindicato dos Mototaxistas. (Foto: Rafael Ribeiro).

Reivindicação de pelo menos dois anos, o mototaxímetro, aparelho que calcula o preço de uma corrida e que será instalado nas motos, é comemorado pelos mototaxistas. Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), assinou o decreto autorizando a instalação do equipamento.

Pelo menos 50 profissionais estiveram no Paço Municipal para acompanhar a assinatura. Eles comemoram o avanço e dizem que a Capital será a primeira no Brasil a contar com o medidor no mototáxi.

O serviço foi regulamentado no início dos anos 2000, mas, desde então, os mototaxistas trabalham com a tabela de preços da Prefeitura, que fixa valores de acordo com a distância percorridas. Por exemplo, pela lista, uma corrida de seis quilômetros pode sair a R$ 8,60 na na bandeira 1. Para cada distância, um valor.

De acordo com o mototaxista Wagno Barcelos, 41 anos, até então o cálculo é feito “na base do olhômetro”. Apesar de existir a tabela, há dificuldade em calcular os quilômetros rodados. “Muitas vezes chuta, nem sempre o valor correto, o que cria problemas entre usuário e mototaxista”.

O “chute” é para mais, mas muitas vezes também acaba sendo menos do que valeria a corrida. “A pessoa terá mais confiança na gente, porque antes era tudo dito pelo não dito. Desconfiavam do preço e a gente cobrava abaixo para não perder o cliente”, afirmou Odair Miranda, 33 anos, mototaxista há nove anos.

Sem reajuste desde 2014, o serviço deve começar a operar com o taxímetro dentro de 20 dias, disse o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Campo Grande, Dorvair Boaventura de Oliveira. Para ele, o aparelho trará mais credibilidade e poderá servir de base para pleitear aumento de tarifa. “Justamente a falta do equipamento era um empecilho para exigir reajuste”.

O aparelho será adquirido pela prefeitura e instalado na malha de veículo já existente, enquanto os novos já contarão com o equipamento.

Nos siga no Google Notícias